Quais são os sintomas do início do trabalho de parto? São iguais para todas as grávidas e em diferentes gestações na mesma mulher? O médico consegue dar uma data definitiva para o parto ou será sempre uma previsão? Conheça as respostas neste artigo.
Por norma, a data prevista para o parto é aquela onde se completa as 40 semanas da gestação. No entanto, os bebés não se desenvolvem todos ao mesmo ritmo (apesar das médias), e o seu filho pode nascer alguns dias ou uma ou duas semanas antes ou depois da data prevista.
Sintomas do início do trabalho de parto
Na primeira consulta da gravidez, o médico fez o cálculo da data provável para o parto (DPP) com base no primeiro dia do seu último ciclo menstrual. Na primeira ecografia, essa data pode ter sido ajustada de acordo com o estado do desenvolvimento do seu bebé o que lhe permite ter uma ideia de quando o seu bebé pode nascer.
Os sintomas do início do trabalho de parto variam de mulher para mulher e mesmo de gravidez para gravidez na mesma mulher. Estes são os sintomas do início do trabalho de parto mais comuns mas tal não quer dizer que não tenha outros ou que o início do trabalho de parto seja tão breve que nem os chegue a sentir.
1. Exame interno e previsão médica
Com o início do nono mês, o seu médico ficará atento a certas pistas que indicam que o trabalho de parto está para breve. Através da palpação da barriga e de um exame interno, é possível fazer uma previsão sobre a data do parto. Estes são alguns dos eventos avaliados:
- O bebé já desceu?
- O bebé está encaixado na cavidade pélvica?
- Já se iniciou o apagamento do colo do útero? (quando se torna mais curto o que significa que o bebé já desceu)
- Existe dilatação?
- O colo do útero começou a amolecer e a avançar para a frente da vagina ou continua firme e posicionado atrás?
2. Apagamento e dilatação do colo do útero
O pré-parto caracteriza-se pelo início do apagamento (também designado como encurtamento) e pelo começo da dilatação. No final do trabalho de parto, na fase de expulsão do bebé, a dilatação atinge os 10 centímetro (ver: As diferentes posições do bebé no parto).
3. Descida do bebé
Numa primeira gravidez, o bebé pode iniciar a sua descida em direção à cavidade pélvica da mãe entre duas a quatro semanas antes do início do trabalho de parto (ver: Com quantas semanas o bebé encaixa?). Normalmente, numa segunda gravidez ou seguintes, o bebé desce mais tarde, perto da data do parto.
4. Sensação de pressão crescente na bacia e no reto
Cãibras abdominais (semelhantes às cólicas menstruais) e dor nas virilhas são sintomas comuns, particularmente, numa segunda gravidez e nas seguintes. No fundo das costas, pode sentir uma dor persistente (ver: Dor no fundo da barriga na gravidez).
5. Perda ou estabilização de peso
No nono mês, o aumento de peso pode abrandar. À medida que o trabalho de parto se aproxima, o líquido amniótico começa a diminuir, a transpiração aumenta e pode ter mais episódios de diarreia. (ver: É normal perder peso na gravidez?).
6. Alteração dos níveis de energia
O final da gravidez pode deixá-la mais cansada ou mesmo exausta mas, também, cheia de energia, e com vontade de se dedicar a fundo aos últimos preparativos (ver: Instinto de nidificação).
7. Mudança no corrimento vaginal
Um dos sintomas do início do trabalho de parto consiste na alteração do muco vaginal que pode tornar-se mais mais abundante e espesso algumas semanas antes do parto (ver: Corrimento vaginal na gravidez).
8. Saída do rolhão mucoso
A dilatação do canal cervical cria uma folga que provoca a saída do rolhão mucoso. Esta substância gelatinosa formada no início da gestação com o propósito de proteger o útero contra os agentes externos, pode sair pela vagina uma ou duas semanas antes do parto ou quando este começar.
9. Manchas cor-de-rosa e sangue
Com o apagamento e dilatação do colo do útero, os vasos capilares podem romper, tingindo o muco vaginal de cor-de-rosa ou dar origem a filamentos de sangue (ver: Sangramento no final da gravidez).
10. Intensificação das contrações de Braxton Hicks
Estas contrações de ensaio (ver: Falsas contrações de parto) podem tornar-se mais frequentes podem tornar-se mais frequentes e mais fortes, por vezes, até mesmo dolorosas.
11. Diarreia
Algumas grávidas têm diarreia imediatamente antes de começar o trabalho de parto.
ResumindoSintomas do início do trabalho de partoOs sinais e sintomas do início do trabalho de parto variam muito de mulher para mulher. Tal como a duração do próprio trabalho de parto. Algumas grávidas podem começar a ter sintomas como a expulsão do rolhão mucoso, perda de apetite ou rutura da bolsa de águas algumas semanas antes do parto enquanto que outras podem entrar em trabalho de parto do dia para a noite. Converse com o seu médico, faça as perguntas necessárias para se sentir confiante e viva a fase final da sua gravidez tranquilamente. |
https://maemequer.pt/estou-gravida/parto/trabalho-de-parto/quais-os-tempos-das-contracoes-no-trabalho-de-parto/
Leia sobre como preparar-se para o parto e conheça a resposta da nossa nutricionista às principais dúvidas sobre a amamentação.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.