Celebrar a chegada de um bebé é sempre um momento de grande alegria para os futuros pais, assim nada melhor que organizar um Baby Shower ou Chá de Bebé e juntar amigos e familiares numa festa de celebração para o novo bebé que vai chegar.
Não sabe por onde começar para organziar o seu Baby Shower? Não se preocupe. Estamos aqui para lhe dar uma preciosa ajuda com as nossas dicas!
Antes de mais, saiba que não precisa de um grande orçamento. Com alguma alguma criatividade, um pouco de paciência e muito carinho, vai organizar uma festa inesquecível.
Baby Shower: planear e organizar
1. Qual a melhor altura para organizar?
O Baby Shower é perfeito para ajudar a futura mamã a acalmar a ansiedade do nascimento. As semanas que antecedem o nascimento do bebé parecem não ter fim.
Convém, no entanto, não deixar para o último momento. A partir da 37ª semana já começa a ser muito arriscado porque, a partir desta idade, o bebé pode nascer a qualquer momento.
Fale com as avós, as amigas e pessoas mais chegadas da futura mamã de forma a encontrar uma data em que esteja disponíveis para participar. É importante para a mulher grávida que as pessoas mais próximas estejam presentes.
2. Quem convidar?
Tudo depende do formato que querem ter para este dia. Há chás de bebé em que só mulheres são convidadas, na verdade são os mais comuns, mas há também alguns onde são convidados os maridos e filhos.
O importante é que as pessoas mais próximas da mãe estejam presentes e, salientar sempre, que o que mais interessa é a presença e o apoio de cada pessoa e não o presente.
3. Os convites
Dependendo do número e tipo de pessoas que vai convidar, o convite pode ser mais formal em papel e entregue em mão, ou então um telefonema, ou mesmo um evento criado no facebook. Afinal estamos na era digital.
Aqui o importante mesmo é que o convite chegue a cada pessoa atempadamente e que não pareça um convite desinteressado… um convite feito com carinho e que mostre que a presença de cada pessoa é importante.
4. Tema
Escolha um tema para o Baby Shower de forma a ser mais simples toda a sua organização. Se um tema for demais escolha uma cor.
Mas lembre-se sempre que devem ser coisas simples: se a futura mamã vai usar elefantes na decoração do quarto, use elefantes com tema. Tente saber junto da mãe quais as suas preferências.
5. Orçamento e horário
O orçamento disponível para o Baby Shower pode determinar o horário. Se for baixo, considere um lanche; se for mais alto, pode ser um almoço ou um jantar.
Eventualmente pode sempre pedir ajuda das avós ou de alguma amiga mais prendada para que façam um bolo ou umas bolachinhas. Todas juntas conseguem um lanche baratinho, caseiro e muito saboroso.
6. Atividades
Durante o chá do bebé podem simplesmente estar na conversa e a conviver entre todas ou então preparar alguma surpresa ou alguma brincadeira.
As mães presentes podem contar algumas histórias engraçadas que aconteceram nos primeiros meses dos seus bebés, podem fazer uma pequena brincadeira com a futura mamã e pedir que mude a fralda a uma boneca, só a ver se tem jeito… a imaginação é o limite, desde que sejam atividades engraçadas sem humilhar ninguém.
7. Presentes
A hora de abrir presentes é uma das mais esperadas num Baby Shower. Juntem-se à volta da grávida e vão chegando os presentes para ela ir abrindo.
Não é necessário dizer alto quem ofereceu o quê, pois pode haver alguém que se tenha esquecido ou não tenha possibilidade de oferecer e não queremos deixar ninguém desconfortável.
8. Mesa
A mesa dos bolos deve ser cuidadosamente decorada. Isto não quer dizer, no entanto, que tenha de ser uma decoração exagerada. Pesquise decorações de mesas para chás de bebé no Pinterest, por exemplo e tire algumas ideias simples e elegantes.