O conceito de Chá de Bebé tem-se difundido vastamente nos últimos anos. Actualmente é comum que familiares e amigos organizem um “baby shower” para a grávida, ou mesmo a própria grávida organizar.
Em algumas culturas o chá de bebé é considerado o momento de transição de mulher para mãe, partilhando com familiares e amigos experiências relacionadas com gravidez e maternidade. Hoje em dia, o chá de bebé tem o objectivo de ajudar os futuros pais a comporem o enxoval para a chegada do bebé.
Origem do Chá de Bebé
O nome “chá de bebé” deriva do nome em inglês “baby shower”. Crê-se que este tenha sido influenciado pelo “bridal shower”, um evento semelhante, mas dedicado às noivas.
Apesar do termo “chá de bebé” ser relativamente recente, esta celebração remota a antiguidade, em vários países e culturas diferentes. Na Índia, por exemplo, a futura mãe participa no seemantha, um ritual que se realiza entre o 6º e o 8º mês de gravidez. Aqui a futura mãe recebe frutas secas, doces e presentes para o bebé. É uma celebração espiritual em que se reza pela saúde do bebé e da mãe, assim como um parto tranquilo.
Existem outras referências a rituais semelhantes, desde o antigo Egipto. Muitas delas aconteciam após o nascimento do bebé, para assim celebrar a chegada do novo membro. Em alguma culturas tinha uma função religiosa de receber o bebé numa comunidade.
Foi nos anos 50 e 60 na América do Norte que o modelo “baby shower” moderno nasceu. Foi durante o babyboom desta época, que a celebração de chegada do bebé perdeu o seu valor religioso e espiritual, e tomou a função de fornecer à mãe e família bens materiais para a chegada do bebé. A tradição é de “showering” (“chuveirar”) a mãe com presentes.
Inicialmente era um evento exclusivamente feminino, celebrado apenas pelas mulheres da família da grávida e suas amigas. Contudo, hoje em dia, é uma festa aberta a todos!
Organizar o Chá de Bebé ou Baby Shower
Escolher a data
Aponte a celebração deste evento no último trimestre de gravidez. Preferencialmente entre o 7º e o 8º mês. É um momento em que normalmente a barriga da grávida já será bastante proeminente, resultando em jogos e fotos divertidos. No entanto, é um período no qual muitas grávidas ainda se sentem confortáveis, na medida do possível, para participar activamente na festa.
Definir o orçamento
Defina um orçamento, é importante para não sentir derrapagens nos gastos. Contemple todos os gastos que terá com: local, comida, decoração e extras. Pode ponderar dentro do orçamento contratar alguém que planeie o chá de bebé por si.
Selecionar o local
O chá de bebé pode-se realizar na casa de familiares ou amigos da grávida, como também pode reservar um espaço específico para a festa. Portanto, avalie as diferentes possibilidades, ponderando o orçamento, se o local escolhido oferece o catering, ou não, ou se acrescenta algo mais à festa. Nos dias solarengos e quentes, considere a possibilidade de fazer a festa no exterior.
A lista de convidados
Centre esta lista nas pessoas realmente importantes para a grávida. Aquelas que farão parte da vida da família, assim que o bebé chegar. Por isso, o chá de bebé é considerada uma festa íntima, com a família e os amigos mais chegados.
Trate do catering
Por norma, o chá de bebé decorre durante um pequeno lanche ou brunch. Pode pensar em ser a própria a tratar de toda a comida, comprar fora, ou mesmo contratar alguém que planeie e entregue no dia da festa. Pode também pensar num local, que tenha o serviço de catering incluído.
Preparar a decoração
Considere decorar o espaço para a festa. Hoje em dia encontra kits de decoração para chá de bebé, em espaços de artigos para festa. Pode sempre inspirar-se em blogs e outros sites, ou contratar alguém para tratar de toda a decoração. Pense em cores claras, tons neutros ou pastel. Algo suave e acolhedor, para receber a futura mãe e bebé.
Componha a lista de presentes
Não tenha receio de fazer uma lista de presentes. Porque este é o momento certo para mostrar aos familiares e amigos da grávida aquilo que realmente precisa para a chegada do bebé. Pode incluir itens como roupas, ou mobiliário para o quarto, ou mesmo o carrinho (em que várias pessoas se podem juntar para oferecer). Não se esqueça de incluir outros elementos como fraldas e produtos de higiene para o bebé.
Ver uma sugestão de lista de presentes para chá de bebé
Planeie jogos e entretenimento
Apesar de o chá de bebé ser um evento de adultos, não descure da animação e prepare alguns jogos para fazer entre os convidados.
- Personalidade do bebé – prepare alguns cartões e desafie os convidados a dizerem como será a personalidade do bebé. O que terá da mãe, do pai, o que irá gostar ou não gostar. Os pais guardam esses cartões para mais tarde relerem e verem se algum dos convidados acertou.
- Desejos para o bebé – num quadro, ou frasco, ou livro, crie as condições para os convidados deixarem uma mensagem para os pais e o bebé que está a chegar.
- Tamanho da barriga – cada convidado tem que adivinhar o tamanho da barriga, apontando num papel. No final a barriga da mãe é medida e ganha quem ficar mais próximo do valor real.
- Muda da fralda – pai e mãe competem pelo lugar de “mudador de fraldas mais rápido”. Acrescente dificuldade vendando os olhos aos pais.
- Barriga de gesso – o chá de bebé pode ser o momento ideal para fazer a sua barriga de gesso.
Contrate um fotógrafo
Contrate alguém para fazer fotografias do evento, ou peça a algum amigo com queda para a fotografia. Será um momento único, em que se conseguirá registar a grávida com vários dos seus amigos e familiares.
Prepare uma pequena lembrança
Por fim, marque esta celebração com uma pequena lembrança a cada convidado, como forma de agradecimento pela sua presença e pelo presente que deixou para o bebé.