5 Aspetos a considerar antes de escolher o nome para o seu bebé
1º – O gosto pessoal afinal não é assim tão pessoal
Vivemos numa sociedade onde a espontaneidade deu lugar ao consenso comum, onde as experiências e opiniões dos outros também moldam as nossas preferências, antipatias e associações, mesmo em relação aos nomes. Se não tem uma ideia muito concreta sobre o nome que vai dar ao seu bebé, não há como fugir a esta realidade.
Por vezes, o nome que preferimos está “ultrapassado”, adquiriu um significado que nos desagrada ou não se enquadra na nova realidade cultural e social.
Quando pensar no nome para o seu bebé, considere as tradições da sua família, os nomes “da moda”, o seu gosto pessoal e escolha aquele que tem mais significado para si.
2º – Nem todos os apelidos funcionam da mesma forma
Na escolha do nome, como na roupa, o segredo é optar por um com o estilo correto, no qual se reveja.
O nome completo deve ser um conjunto harmonioso. Cuidado com os trava-línguas e ritmos monótonos. Procure nomes próprios que valorizem os apelidos de família.
Quando tiver uma lista de nomes próprios, junte-os aos apelidos de família e diga-os várias vezes em voz alta.
3º – Por muito que procure, não existe exclusividade
A cultura, estrato social, geografia, etnia, educação e o meio social onde nos inserimos, tudo contribui para formar “nichos de estilo” que influenciam os nomes mais escolhidos, dentro de cada grupo de referência.
Se procura um nome verdadeiramente diferenciador, escolher um nome no fundo da tabela do ranking de registos ou acentuadamente exótico pode não ser salvaguarda suficiente. Para além disso, lembre-se de que há regras para o registo do nome que também deve considerar (consulte aqui a lista atualizada até 30 setembro de 2015, em Portugal).
4º – A opinião das outras pessoas importa
Não gosta das opiniões, sugestões e comentários que alguns amigos e familiares insistem fazer sobre os seus nomes preferidos?
Não deixe que eles decidam por si mas também não os ignore totalmente. Não se esqueça que também eles serão amigos e familiares do seu filho. Afinal, enquanto grupo, representam a opinião de muitas outras pessoas que, por certo, irão julgar o nome do seu filho.
5º – Escolha um nome que gostasse realmente para si
Se estivesse a iniciar a sua vida hoje, sabendo tudo o que sabe sobre o mundo, gostaria de ter o nome que está a pensar para o seu filho?
Se assim for, pode estar segura de que está a fazer uma escolha segura e a dar o melhor presente possível ao seu filho, dádiva que o irá acompanhar por toda a vida.