Qual a importância da água na gravidez? A ingestão insuficiente de líquidos tem consequências nefastas para a saúde e para o funcionamento do corpo como a desidratação da pele e mucosas, retenção de líquidos, infeções urinárias, fraqueza muscular, dificuldades de digestão, prisão de ventre, entre outras.
A importância da água na gravidez
O contributo da água no desenvolvimento fetal
Na gravidez, o papel da alimentação é ainda mais relevante uma vez que, às necessidades acrescidas de energia para manter a gravidez, acresce a dependência do bebé relativamente aos nutrientes ingeridos pela mãe para se desenvolver de forma saudável e adequada.
Uma boa hidratação da mãe melhora a circulação sanguínea, especialmente para a placenta e útero, melhorando, assim, as condições nutricionais do bebé.
A água é um elemento fundamental na constituição das células e de todos os órgãos do corpo do bebé mas também para a produção da quantidade ideal de líquido amniótico (líquido que envolve, protege e suporta o desenvolvimento do feto durante a gravidez) proporcionando uma melhor oxigenação do bebé.
Os cuidados com a alimentação devem ser, por isso, redobrados nesta fase. Em conjunto com a escolha de opções alimentares saudáveis, a água é fundamental para proporcionar uma hidratação ótima ao organismo da mãe e para o crescimento do bebé. A água deve ser a primeira fonte de hidratação e preferida a sumos, refrigerantes ou chás.
Que quantidade de água se deve beber na gravidez?
Durante a gravidez deve beber-se, pelo menos, 2 litros a 2 litros e meio de água ao longo do dia, quantidade que aumenta durante a amamentação até aos 3 litros diários.
Que tipo de água se deve beber na gravidez?
A água deve ser microbiologicamente pura e deve ter um conteúdo mineral apropriado. Mesmo a água usada para cozinhar, lavar os legumes ou a fruta deve ser de total confiança.
A ingestão de água rica em cálcio e sais minerais e com um baixo conteúdo de sódio permite o aporte de sais minerais, cálcio e ferro, elementos necessários para regular as funções do corpo da mãe e para o adequado desenvolvimento do bebé.