Cuidados especiais com a alimentação na gravidez
A gravidez é uma oportunidade para os pais refletirem sobre o seu estilo de vida e hábitos alimentares.
A alimentação da futura mamã tem uma enorme importância sobre a saúde do bebé em desenvolvimento e para a sua qualidade de vida no futuro. A alimentação da grávida deve ser completa, equilibrada, variada, segura e adaptada às suas necessidades e fases de gestação.
Apesar de as necessidades energéticas e de nutrientes aumentarem durante a gravidez, não se deve “comer por dois”. O ideal é fazer cinco a seis refeições diárias. Duas a três refeições principais e dois a três lanches de acordo com as suas rotinas.
E recomendação muito importante: não esteja mais de 3 horas sem comer, porque é importante manter os níveis de açúcar no sangue.
Cuidados especiais*
Toxoplasmose
- Especial cuidado de higiene das mãos e utensílios de cozinha depois de manusear carne crua;
- Consumir fruta e vegetais crus só depois de bem lavados; não consumir carne mal passada.
Listeriose
- Alimentos infetados frequentemente: leite e produtos lácteos não pasteurizados; peixe e carne crus e mal cozinhadas; refeições pré-preparadas; frutas e vegetais crus, não lavados ou não cozinhados;
- Especial cuidado de higiene das mãos, utensílios e frigorífico.
Salmonelose
- Comum em aves e ovos, sendo transmitida pela ingestão de alimentos contaminados com fezes de animais, por isso a importância de cozinhar muito bem os alimentos;
- Evitar pratos com ovos que não sejam cozinhados – maionese, mousses, etc.;
- Cozinhar muito bem as aves e os ovos de maneira a que a gema e a clara fiquem sólidos.
Brucelose
- Contaminação por ingestão de carne mal cozinhada ou pelo consumo de produtos lácteos não pasteurizados tais como o leite, queijo e gelado.
*Programa Nacional para a Vigilância da Gravidez de Baixo Risco, Direção-Geral da Saúde, dezembro 2015.