A nutrição tem um papel fundamental no desenvolvimento do bebé mesmo antes de a mãe engravidar uma vez que, o estado nutricional da mãe é um fator determinante para o desenvolvimento intrauterino e saúde do seu bebé.
Depois do nascimento, a amamentação é outro momento decisivo para a alimentação do bebé. O que a mãe come também determina o estado nutricional materno e do bebé.
Depois dos 6 meses, com a introdução dos primeiros alimentos sólidos, inicia-se uma nova etapa. Agora, cabe aos pais ensinar bons hábitos alimentares aos filhos, optando por alimentos saudáveis e restringindo aqueles que não trazem qualquer benefício nutricional como alimentos ricos em açúcar ou gorduras.
Os primeiros anos de vida são fundamentais para a criança formar e apurar o seu sentido gastronómico e está dependente dos seus cuidadores para experimentar novos sabores e opções nutricionalmente ricas e equilibradas.
Os primeiros 1.000 dias de vida têm início no momento da conceção e terminam aos 2 anos de idade da criança.
Uma alimentação correta durante a fase inicial da vida influencia o desenvolvimento psicomotor da criança mas também um fator de proteção contra a obesidade, síndrome metabólico, doença cardiovascular, doenças gastrointestinais, alergias, entre outras.
Para além disso, os dois primeiros anos de vida são decisivos para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis que influenciarão as opções nutricionais da criança no futuro e a existência de doenças, tanto na primeira infância como na juventude e, mais tarde, na idade adulta.
Nem todas as futuras mães nem todos os profissionais de saúde estão suficientemente sensibilizados para a importância da nutrição materna no desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida e que acabará por condicionar o seu estado de saúde por toda a vida.
Na maioria dos casos, a preocupação centra-se em não aumentar de peso muito para além do recomendado (e que varia de acordo com índice corporal da mãe antes da conceção), não havendo uma abordagem holística da questão como, por exemplo, o acompanhamento da grávida por um nutricionista ao longo de toda a gravidez.
Assim, a promoção de uma alimentação e nutrição adequadas antes da conceção, na gravidez, amamentação e infância tem uma importância crucial no crescimento, desenvolvimento e saúde da criança desde o primeiro momento de vida até à velhice.