Atualmente sabe-se que a resposta à pergunta “Mulher grávida deve comer por dois?” é não. Apesar de as necessidades calóricas e de nutrientes serem acrescidas durante a gravidez, tal não significa que a grávida deva comer por dois, mas antes que melhor.
Mulher grávida deve comer por dois?
Na gravidez, as necessidades calóricas da gestante aumentam apenas cerca de 300 kcal por dia, mais precisamente, 100 kcal no primeiro trimestre e 300 kcal no segundo e terceiro trimestres.
A alimentação da grávida desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e na saúde do bebé e, por isso, os cuidados com a alimentação devem iniciar-se muito antes da conceção.
O aumento excessivo de peso durante a gestação traz consequências negativas tanto para a saúde materna como para o bebé. Há risco acrescido de desenvolver diabetes, doenças cardiovaculares e hipertensão arterial e de o bebé nascer nascer com peso acima do desejável.
Índice de Massa Corporal (IMC) e ganho de peso na gravidez
O ganho de peso na gravidez varia segundo vários factores, entre eles, o peso que a mulher tem antes de engravidar. Por isso, é importante conhecer o seu IMC para que possa ter uma ideia do peso que pode ganhar a cada trimestre da gestação.
Consulte aqui a ferramenta da Direção-Geral da Saúde para calcular o seu IMC (na opção da “altura” não coloque vírgula nem ponto mas o número inteiro).
Tabela para o ganho de peso durante a gravidez
IMC: menor que 20 (peso a menos)
- Aumento de peso total na gravidez: 13 a 18 kg
- Aumento de peso durante o 1º trimestre: 2,3 a 2,7 kg
- Aumento de peso durante o 2º trimestre: 0,45 a 0,9 kg / semana
- Aumento de peso durante o 3º trimestre: 0,45 a 0,9 kg / semana
IMC entre 20 e 25 (peso saudável)
- Aumento de peso total na gravidez: 11 a 16 kg
- Aumento de peso durante o 1º trimestre: 1,3 a 2,3 kg
- Aumento de peso durante o 2º trimestre: 0,45 a 0,9 kg / semana
- Aumento de peso durante o 3º trimestre: 0,45 a 0,9 kg / semana
IMC maior que 25 (excesso de peso)
- Aumento de peso total na gravidez: 7 a 11 kg
- Aumento de peso durante o 1º trimestre: 0,5 a 1 kg
- Aumento de peso durante o 2º trimestre: 0,45 kg / semana
- Aumento de peso durante o 3º trimestre: 0,45 kg / semana
Fonte: American Pregnancy Association, 2008.
Nota importante: As tabelas de ganho ponderal durante a gravidez têm como objetivo definir intervalos para a variação de peso e por isso não substituem as indicações personalizadas do médico assistente.
Veja como ultrapassar os enjoos e falta de apetite na gravidez, como combater a prisão de ventre de modo natural.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez, descobrir a data provável para o parto e acompanhar o desenvolvimento do seu bebé.
Bibliografia: Grande Livro da Alimentação Infantil – do período pré-natal aos 5 anos, de Rodrigo Marrecas de Abreu, A Esfera dos Livros, 2009.