Dieta vegetariana na gravidez: vitamina D.
Dieta vegetariana na gravidez: vitamina D
De forma complementar ao cálcio, deverá ter atenção à vitamina D, especialmente se for uma “grávida de inverno”. A vitamina D é essencial para a absorção do cálcio pelos nossos ossos e é produzida através da exposição da nossa pele ao sol.
Nos alimentos, as maiores fontes de vitamina D são os óleos de peixe e peixes gordos (salmão, cavala) e em menor quantidade a gema do ovo.
Compreende-se assim que as grávidas vegetarianas possam estar em risco de deficiência em vitamina D, especialmente se consideramos que estudos têm reportado uma deficiência desta vitamina na população em geral.
Assim sendo, deve aconselhar-se com o seu médico ou nutricionista relativamente à necessidade de suplementação no seu caso individual.
Uma alimentação vegetariana, quando bem planeada é adequada em qualquer fase da sua vida, incluindo a gravidez.
Contudo, e tal como em qualquer gestação, o apoio de um nutricionista será essencial para garantir a sua saúde e do seu bebé.
Lembre-se ainda que o facto de ser vegetariana também não impossibilita a amamentação do seu bebé quando ele nascer. O leite materno continua a ser o alimento de excelência!
Referências bibliográficas
- Cox, SR. Staying healthy on a vegetarian diet during pregnancy. J Midwifery Womens Health. 2008 Jan-Feb;53(1):91-2.
- Craig WJ, Mangels AR; American Dietetic Association. Position of the American Dietetic Association: vegetarian diets. J Am Diet Assoc. 2009 Jul; 109(7):1266-82.
- Derbyshire, E. Vegetarian and vegan pregnancy. In: Davies, L. Deery, R. Editors. Nutrition in Pregnancy and Childbirth: Food for Thought. 1st edition. Routledge. 2014
- Mahan, L. H., & Escott-Stump, S. (2008). Krause’s Food & Nutrition Therapy (12th ed.). Canada: Saunders Elsevier
- Penney DS, Miller KG. Nutritional counseling for vegetarians during pregnancy and lactation. J Midwifery Womens Health. 2008 Jan-Feb;53(1):37-44.