Um estilo de vida saudável e uma alimentação equilibrada são essenciais ao longo de todas as fases do ciclo de vida. No entanto, a importância da nutrição ganha ainda mais peso quando falamos em gravidez.
As futuras mamãs devem ter uma alimentação variada e adaptada às suas necessidades, incluindo nas suas refeições fontes de proteína, hidratos de carbono, sais minerais, fibras vegetais, vitaminas e gordura.
Os hábitos alimentares da mulher antes e durante a gravidez podem influenciar não só a sua saúde e fertilidade, como também podem afetar o crescimento e a saúde do bebé a longo prazo. Como tal, as grávidas devem ter saber como seguir uma alimentação saudável nesta importante fase.
Vantagens de um bom regime nutricional:
- Fortalece sistema imunológico da mãe e do bebé;
- Aumenta o bem-estar durante a gravidez;
- Contribui para um parto mais tranquilo e seguro;
- Diminui o risco de doenças não-transmissíveis, como diabetes ou problemas cardiovasculares;
- Aumenta a longevidade e a qualidade de vida da mãe e da criança.
Suplementos alimentares
Os suplementos são fontes concentradas de nutrientes ou outras substâncias, destinados a complementar ou colmatar falhas na dieta.
Todos nós já tivemos que tomar suplementos ou vitaminas, nomeadamente quando nos sentimos mais cansados, deprimidos, em baixa forma física, com quebras de memória ou de concentração.
O que acontece é que, muitas vezes, o organismo não recebe as quantidades necessárias de compostos que lhe são essenciais. Daí ser importante a suplementação para colmatar essa falha e permitir que o organismo mantenha as suas funções normais, nomeadamente durante a gravidez.
Porque é que os suplementos alimentares são tão importantes?
A gravidez acarreta um conjunto de alterações no organismo das futuras mamãs. O corpo faz um esforço extra para garantir os nutrientes-chave para a saúde da mãe e para o desenvolvimento do bebé.
Para além desta exigência com vista ao crescimento do feto, é muito comum as mulheres sentirem-se cansadas, com náuseas e dores, alterações de humor e falhas de memória. É nestas situações que ouvimos muitas vezes falar de défice nutricional.
Por isso, a alimentação materna deve ser priorizada – antes, durante a gravidez e na fase da amamentação – a fim de evitar problemas e garantir que as necessidades nutricionais (mãe e bebé) são preenchidas.
E é aqui que entram os suplementos alimentares.
Quando começar a tomar?
Apesar de a alimentação ser considerada a principal fonte de vitaminas, os especialistas recomendam frequentemente a toma de suplementos.
Como vimos, as transformações que ocorrem a nível físico e emocional exigem reforço de nutrientes no organismo para garantir o bem-estar materno e do feto.
Assim, é aconselhável procurar ajuda na suplementação a partir do momento em que começa a pensar em engravidar. E porquê? Ao iniciar os suplementos pré-natal com antecedência, está a adiantar-se e a criar uma reserva de nutrientes. Desta forma, está a aumentar as possibilidades de ter as vitaminas e os minerais suficientes para si e para o seu filho.
Contudo, se não quiser engravidar de imediato – mas existindo essa possibilidade – é recomendado que tome um suplemento diário de ácido fólico. Caso não esteja a tomar qualquer suplemento e receba a notícia que vai ser mãe, deve iniciar os suplementos pré-natais com a maior brevidade.
Que suplementos devo tomar?
Antes de engravidar
As primeiras semanas de gravidez são extremamente importantes para o desenvolvimento do bebé. Por este motivo, deve começar a preparar o seu corpo ainda antes da concepção, com suplementação para cobrir as necessidades de vitaminas e outros nutrientes, dos quais fazem parte o ferro, zinco, selênio, magnésio e iodo, vitamina D, cálcio, magnésio e cobre.
O SanaExpert Natalis Pre destina-se a todas as mulheres grávidas que desejam dar o melhor ao seu filho. É um suplemento 100% natural e vegan que vai ajudá-la desde o momento em que decide engravidar até às 12 semanas de gestação.
Enriquecido com vitaminas e óleos essenciais, Natalis Pre contribui para o equilíbrio do organismo da mãe e garante o desenvolvimento saudável do feto nas primeiras semanas. Destaca-se pela sua fórmula quatrefólica – patenteada para preparar a mulher para a gestação.
Durante a gravidez
A partir das 13 semanas, aumentam as necessidades nutricionais da mãe e do bebé. Nesta fase, é ainda mais importante seguir uma dieta saudável e complementar a alimentação com um suplemento natural e capaz de cobrir todas as necessidades de vitaminas e nutrientes.
SanaExpert Natalis foi especialmente desenvolvido para fornecer todos os ingredientes necessários para a saúde da mãe e do bebé desde a décima segunda semana de gravidez até ao nascimento.
Natalias tem na sua composição ácido fólico – essencial para o crescimento do tecido materno e para a formação normal do sangue – e outras vitaminas, como magnésio, zinco e selênio para assegurar a completa suplementação da mãe e da criança.
Durante a amamentação
Depois do parto, o corpo precisa de recuperar e produzir nutrientes indispensáveis para uma alimentação do bebé através do leite materno. A suplementação vai permitir recuperar o equilíbrio nutricional e dar apoio nesta fase, muito exigente para as recém-mamãs.
Foi com este objetivo que surgiu no mercado o SanaExpert Natalis Lact, uma opção segura para ajudar na produção de leite e aliviar o desconforto e as dores no peito.
Para além de vitaminas, omega-3 e ácidos graxos, este suplemento contém funcho, conhecido por estimular a produção de leite, que, juntamente com feno-grego e biotina, contribuem para um cabelo saudável e forte, muitas vezes enfraquecido após o parto.
SanaExpert é uma das mais reconhecidas marcas de suplementos alimentares naturais na Alemanha. Todos os produtos são isentos de glúten, lactose, frutose, conservantes e OGM. Os suplementos da linha Natalis podem ser consultados e adquiridos na página da marca. Pode também seguir Sana Expert no instagram aqui.