O que é a amenia?
A anemia, ou défice de ferro, ocorre quando não há células sanguíneas suficientes.
Durante a gravidez, a quantidade de sangue em circulação no corpo da mãe aumenta cerca de 40 a 50% para permitir o desenvolvimento do bebé. Caso os glóbulos vermelhos não aumentem na mesma proporção, poderá ocorrer uma anemia. Esta insuficiência de células sanguíneas pode originar um défice de ferro na mãe e, por consequência, no bebé.
Quando a anemia se deve a problemas hereditários de hemoglobina, o quadro clínico pode ser mais grave podendo afetar o estado de saúde de ambos. A anemia também pode ser provocada por um défice de ácido fólico (vitamina do grupo B necessária para a produção de glóbulos vermelhos), por perda de sangue ou por uma doença crónica.
Os sintomas mais frequentes associados a um quadro médico de anemia são:
- Fadiga.
- Palidez.
- Vertigens.
- Desmaios.
- Redução da capacidade de o corpo para combater autonomamente a doença.
Tratamento da anemia
O tratamento pode consistir na suplementação de ferro. Fazer uma dieta equilibrada é fundamental para fornecer ao seu organismo os nutrientes de que este necessita para se manter saudável e conseguir corresponder às necessidades do crescimento normal do bebé.
O ferro encontra-se em alimentos como a carne vermelha, feijão, espinafres, peixe, frango e carne de porco. A absorção de ferro pelo organismo é mais eficaz se conjugada com a vitamina C, presente nas laranjas, tomates ou legumes.