Durante a gravidez, pode sentir alguns sintomas a ela associados que surgem e desaparecem ao longo da gestação.
Há incómodos associados aos primeiros meses, como as náuseas e vómitos, ao segundo trimestre, como as pernas doridas e os tornozelos inchados e ao terceiro trimestre, como a incontinência urinária e as insónias.
No entanto, nem todas as mulheres sentem os mesmos sintomas e estes podem variar entre gestações da mesma mulher.
Paralelamente aos sintomas comuns da gravidez, podem aparecer algumas doenças e complicações. Entre as mais comuns, encontram-se a pressão arterial elevada (também conhecida como pré-eclâmpsia), os distúrbios da tiróide e a diabetes gestacional.
Pressão arterial elevada ou pré-eclâmpsia
A pré-eclâmpsia é uma síndrome que ocorre unicamente na gravidez. Caracteriza-se pela subida da pressão sanguínea, dores de cabeça persistentes, proteinúria (perda excessiva de proteínas através da urina), aumento excessivo de peso inchaço (edema) das pernas e dos pés.
Existem vários fatores de risco para a ocorrência da doença que se deve ao facto de os novos vasos sanguíneos, desenvolvidos na gestação, serem ineficientes para transportar o sangue para a placenta. Como o problema envolve a placenta, pode ter implicações no desenvolvimento do feto o que pode implicar a antecipação ou indução do parto.
Como está diretamente relacionada com a gravidez, desaparece após o nascimento do bebé.
Distúrbios da tiróide
A tiróide está ligada à gestação desde o processo de ovulação até ao nascimento do bebé. Nos três primeiros meses da gravidez, o bebé depende das hormonas segregadas pelo organismo materno para satisfazer as suas próprias necessidades.
Após esse período, o bebé passa a produzi-las mas, como continua ligado à mãe, pode haver um desequilíbrio na produção hormonal da mãe. Alguns dos sintomas associados aos distúrbios da tiróide são a perda de peso e a fraqueza muscular.
Durante a gravidez, pode ocorrer o aumento da produção hormonal (hipertireoidismo) ou a deficiente produção hormonal (hipotireoidismo). Esta doença desaparece, por norma, após o parto.
Diabetes gestacional
A diabetes gestacional é um tipo de diabetes que só se manifesta na gravidez e que, na maioria dos casos, desaparece após o nascimento do bebé.
Durante a gravidez, o corpo da mãe aumenta a produção de insulina para satisfazer as necessidades do bebé em desenvolvimento. Quando o organismo materno não consegue regularizar os níveis de glicose no sangue, surge a diabetes gestacional.
A alimentação e o exercício físico são duas medidas preventivas muito importantes já que ajudam a equilibrar os níveis de glicose no sangue e a controlar o ganho excessivo de peso.
Este problema está associado a um risco maior de doenças graves como a pré-eclâmpsia, hipertensão, parto pré-termo, parto induzido ou parto por cesariana.