Conheça alguns problemas que podem surgir na gravidez como aborto espontâneo, complicações associadas à placenta (descolamento prematuro da placenta, placenta baixa, placenta prévia total), eclâmpsia e pré-eclâmpsia.
Problemas na gravidez
No primeiro trimestre, podem aparecer sintomas típicos, devido à fase de adaptação do organismo com relação às mudanças hormonais.
Os problemas mais comuns são:
- Enjoo e vómito;
- Azia;
- Inchaço.
Entretanto, é possível também que ocorram problemas mais sérios durante a gestação, como aborto espontâneo, complicações associadas à placenta (descolamento da placenta, placenta baixa, placenta prévia total), eclâmpsia e pré-eclâmpsia.
Aborto espontâneo
O aborto espontâneo pode dever-se a várias causas como problemas de coagulação, alterações cromossómicas, doenças infeciosas, aborto espontâneo em gravidez anterior.
O 1º trimestre da gravidez corresponde à fase mais sensível do desenvolvimento embrionário. Muitas mulheres nem chegam a perceber que estiveram grávidas e, quando têm a menstruação, confundem a expulsão do produto da gestação com um período normal.
Complicações associadas à placenta
Descolamento prematuro da placenta ou placenta abrupta
É uma situação que pode ocorrer a partir da 20ª semana e necessita intervenção médica urgente. Existem causas traumáticas (acidentes, por exemplo) e causas não traumáticas, como a hipertensão materna.
Há dois tipos de descolamento da placenta:
- Descolamento da placenta com hemorragia acompanhada de dor intensa ou contrações;
- Descolamento da placenta sem hemorragia evidente: quando não há sangramento e os sintomas se resumem a dor intensa ou contrações. Geralmente é indicada cesariana e a mãe pode necessitar de cuidados intensivos se houver perda elevada de sangue.
Placenta prévia parcial ou placenta baixa
Trata-se de uma implantação anormal da placenta próxima ao colo do útero. Na maioria das vezes, o crescimento do útero faz com que a placenta se afaste do colo, adquirindo uma localização normal.
Caso haja sangramento no início da gravidez, ou em qualquer época, o repouso, geralmente absoluto, é fundamental. Se não houver a migração para uma localização normal, pode ser necessário fazer nascer o bebé por cesariana para sua segurança e da mãe.
Placenta prévia total
Situação em que a placenta encobre totalmente o colo do útero. A possibilidade de migração da placenta para uma localização normal é muito pouco provável.
Caso haja sangramento no início da gravidez, ou em qualquer época, é necessário o repouso absoluto. Se não houver a migração para uma localização normal, pode ser necessário fazer nascer o bebé através de parto por cesariana para sua segurança e da mãe.
Pré-eclâmpsia e eclâmpsia
A pré-eclâmpsia e eclâmpsia são doenças provocadas pelo aumento da pressão arterial materna durante a gravidez, perda de proteína na urina e aumento excessivo de peso materno.