Quando o feto não recebe oxigénio suficiente através do cordão umbilical, diz-se que está em ” sofrimento fetal “, sendo muitas vezes esta a causa de partos pré-termo.
Esta expressão é, no entanto, pouco correta pois pode sugerir erradamente a existência de doença ou malformação. Atualmente os profissionais de saúde dizem tratar-se de um “estado fetal não tranquilizador”, sendo cada situação sujeita ao devido acompanhamento.
Sofrimento fetal
Fatores de risco
Doenças da mãe como a diabetes, hipertensão e doenças cardíacas, bem como a gravidez de gémeos, deverão ser acauteladas e devidamente acompanhadas, pois poderão estar na origem de uma situação crónica de redução do aporte de oxigénio aos tecidos.
Já situações pontuais, como o descolamento da placenta, o prolapso do cordão umbilical, ou o seu emaranhamento, podem estar na origem de um caso agudo.
Consequências para a saúde fetal
A falta de oxigenação dos tecidos, nomeadamente de órgãos vitais como o cérebro, pode ter consequências graves para a saúde do bebé, pelo que é importante um acompanhamento médico adequado de forma a prevenir e detetar precocemente qualquer situação.
Nas consultas de rotina da gravidez, devidamente previstas pelo médico acompanhante, são feitos exames que muitas vezes passam despercebidos à grávida, mas nos quais o feto é avaliado, pelo que é importante que se cumpra a calendarização.
Quando procurar ajuda médica?
1. Diminuição dos movimentos fetais
No seu dia-a-dia, a grávida está naturalmente muito atenta ao que se passa no seu corpo, pelo que se verificar que os movimentos do feto diminuem significativamente, principalmente a partir das 35 semanas, deve procurar ajuda médica imediata.
2. Rutura da bolsa de águas
Se a bolsa das águas romper, independentemente da idade gestacional, deve procurar ajuda junto do seu médico assistente ou de um serviço de urgência onde a situação será avaliada. Pode ser necessário proceder a algum tratamento para prolongar a gravidez, ou, em último caso, realizar o parto antes do previsto.
- Como saber se estou a perder líquido amniótico?
- Presença de mecónio no líquido amniótico e sofrimento fetal
Parto pré-termo
O parto pré-termo, ou nascimento antes do tempo, pode suceder em gestações consideradas de baixo risco ou ser uma ocorrência antecipada durante a gravidez devido a antecedentes maternos ou a complicações decorrentes da própria gestação.