Como tratar a deficiência de ferro na gravidez? Durante a gravidez, o coração trabalha arduamente para fornecer a alimentação adequada ao feto. O volume de sangue no seu organismo cerca de 30 a 50%.
Devido a este aumento de volume sanguíneo, é importante que as mulheres grávidas aumentem a ingestão de ácido fólico e ferro. A anemia é uma condição em que o corpo não tem a quantidade suficiente de glóbulos vermelhos, necessária para transportar oxigénio através do corpo.
Embora existam várias causas para a anemia, a deficiência de ferro é a mais comum.
Quando os níveis de ferro são baixos, os glóbulos vermelhos são incapazes de transportar oxigénio para os tecidos do corpo.
Embora seja normal a ocorrência de anemia ligeira durante a gestação, devido ao aumento do volume sanguíneo, a anemia grave pode colocá-la em risco e o bebé pode nascer antes do tempo (parto prematuro) ou ter baixo peso ao nascer.
Os sintomas de anemia durante a gravidez podem incluir:
- Fadiga
- Fraqueza
- Batimento cardíaco acelerado
- Dificuldade de concentração
- Falta de ar
- Pele pálida
- Dor no peito
- Tonturas
- Mãos e pés frios
Se estiver grávida de gémeos, se tiver engravidado pouco tempo depois de ter dado à luz outro bebé, se não ingerir alimentos ricos em ferro ou se teve períodos menstruais abundantes antes de engravidar pode desenvolver um risco mais elevado de desenvolver anemia.
Como tratar a deficiência de ferro na gravidez?
Suplementação de ferro
Se suspeita que pode ter uma deficiência de ferro, é importante consultar o seu médico. Não se deve auto-medicar nem começar a tomar suplementos de ferro sem indicação médica.
O seu médico será capaz de determinar se tem uma deficiência de ferro e prescrever a dose correta de ferro para tomar, se necessário.
Se o médico recomendar tomar um suplemento de ferro, é importante tomá-lo ou duas horas antes ou quatro horas após a toma de antiácidos porque estes podem interferir na correta absorção de ferro.
O reequilíbrio dos níveis de ferro no organismo pode demorar entre vários meses a um ano ou mais. Ainda assim, irá começar a sentir-se melhor após uma semana ou mais de suplementação.
A ingestão diária de 27 mg é ideal durante a gravidez, sendo por vezes necessária a toma de suplementos deste mineral. (1)
Alimentos para tratar a deficiência de ferro durante a gravidez
Também pode tentar incluir mais alimentos ricos em ferro na sua dieta. Estes incluem vegetais de folhas verdes escuras (por exemplo, espinafre ou brócolos), carne vermelha, aves, carne de porco, feijões, ervilhas, frutos secos e pão enriquecido com ferro, cereais integrais e massas integrais.
Tomar um suplemento de vitamina C ou comer alimentos que contenham vitamina C, como frutas cítricas, morangos, kiwi, melão, vegetais verdes folhosos, tomate e pimentão, também podem ajudar na absorção de ferro.
Como o ferro encontrado nas plantas não é tão facilmente absorvido como o ferro encontrado na carne, coma alimentos ricos em vitamina C na mesma refeição para ajudar na absorção de ferro.
Se a suplementação não melhorar os níveis de ferro, pode haver outra causa para a anemia, como uma interrupção na absorção de ferro. Nestes casos, o médico pode prescrever antibióticos ou outro tratamento, dependendo da causa.
Em casos graves, pode ser necessária a suplementação de ferro por via intravenosa ou uma transfusão de sangue.
Se pensa que pode estar em risco de anemia, converse com seu médico para que possa ser testada na primeira consulta pré-natal.
(1) Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável Alimentação e Nutrição na Gravidez, 2015 – Direção-Geral da Saúde; Incríveis Purés Caseiros para Bebés de Lisa Barrangou, PhD, edição Editorial Presença, 2015