Como cuidar da beleza na gravidez? Que tratamentos cosméticos posso ou não fazer? Posso pintar o cabelo? Será que posso fazer permanentes ou alisar o cabelo? E branquear os dentes? Estas são apenas algumas das questões que todas as grávidas fazem sobre cuidados de beleza na gravidez. Conheça as respostas neste artigo.
Quando se está à espera de bebé, é normal que surjam as dúvidas menos esperadas. Se até estar grávida, fazer depilação ou pintar o cabelo não levanta grandes questões, o cenário muda assim que se descobre a gravidez. Alguns tratamentos cosméticos são inofensivos enquanto outros podem adiados para mais tarde, para “jogar pelo seguro”.
Beleza na gravidez
1. Beleza na gravidez: cabelo
As alterações hormonais da gravidez podem alterar a estrutura do seu cabelo. Um cabelo baço pode ficar cheio de brilho ou um cabelo cheio de vida pode ficar escorrido. Assim, nesta fase, convém não fazer grandes alterações nos cuidados que dedica aos cabelos.
-
Coloração
Apesar de não haver certezas sobre os efeitos dos produtos químicos usados nas colorações, é aconselhado adiar cobrir as raízes para o fim do 1º trimestre. Se receia fazer uma coloração completa, opte por madeixas ou luzes. Assim os produtos não entram em contacto com o couro cabeludo. De qualquer das formas, fale com o seu médico.
-
Tratamentos de alisamento
Mais uma vez, não há certezas quanto aos efeitos dos produtos químicos usados nos tratamentos de alisamento na gravidez. Assim, o conselho é aguardar pelo fim do 1º trimestre. Antes de fazer um tratamento para domar o seu cabelo, considere que o resultado pode não ser tal como pretende devido às alterações do cabelo na gestação.
-
Permanentes ou ondulações
Se o seu cabelo está sem volume, o período da gravidez pode não ser o melhor momento para fazer uma permanente ou ondulação. Apesar de não estar provada a influência negativa sobre o bebé, o resultado deste tipo de tratamento pode não corresponder às suas expectativas devido à alteração da estrutura do cabelo. Pense noutras opções, como um bom corte que dê movimento e volume à sua cabeleira.
2. Beleza na gravidez: remoção e aclaramento de pelos
Durante a gravidez pode notar que os pelos das axilas, buço e até da barriga ficam mais grossos e crescem mais depressa. Mais uma vez, as hormonas são as grandes responsáveis.
Mas apesar de não existem certezas quanto à segurança dos tratamentos para remoção ou aclaramento de pelos na gestação, isso não quer dizer que tenha que viver com os pelos.
Lâmina, pinça ou cera são opções seguras na gravidez. Mesmo a depilação nas virilhas pode ser feita. Contudo, lembre-se que a sua pele está particularmente sensível e que pode reagir de forma diferente.
3. Beleza na gravidez: rosto
-
Limpeza de pele
Os tratamentos para limpeza de pele são seguros na gravidez e pode continuar a fazê-los. Tenha especial atenção aos produtos cosméticos usados pelo gabinete para evitar reações alérgicas numa pele que está mais sensível e reativa.
Evite tratamentos abrasivos como a microdermoabrasão ou os peelings glicólicos porque podem ser especialmente irritantes para a pele. Se não tem a certeza sobre a segurança de um tratamento específico, fale com o seu médico antes de o fazer.
-
Tratamento antirrugas
A segurança de utilização de produtos como o colagénio, o Restylane® ou o Juvederm® na gravidez não está ainda comprovada. O mesmo para o Botox®, produtos que contenham vitamina A (genericamente designadas por retinoides), vitamina K ou BHA (beta-hidroxiácido ou ácido salicílico).
-
Tratamentos da acne
A maior parte dos produtos indicados para o tratamento da acne não são recomendados na gravidez porque ainda não há evidência da segurança da sua utilização (ver Acne na gravidez). Consulte o seu médico sobre os tratamentos que pode ou não fazer.
Para manter a pele limpa e com bom aspeto, limpe cuidadosamente o rosto diariamente, faça uma limpeza de pele e use produtos adequados ao seu tipo de pele. Se necessários, consulte um dermatologista para definir um plano de tratamento ajustado e seguro.
4. Beleza na gravidez: dentes
-
Produtos de branqueamento
Apesar de não haver indicações sobre os riscos do uso de produtos de branqueamento dos dentes na gravidez, o melhor é jogar pelo seguro e adiar o tratamento para depois da gravidez.
-
Facetas dentárias de porcelana
Embora não haja riscos provados de pôr facetas dentárias de porcelana na gravidez, a sensibilidade das gengivas pode fazer com este tratamento seja bastante incómodo na gravidez. Aconselha-se a aguardar pelo fim da gravidez.
5. Beleza na gravidez: corpo
-
Massagens
As massagens na gravidez podem ser muito relaxantes mas também devem ser seguras.
- Antes de optar pelo local onde as vai fazer, confirme se o profissional tem experiência com grávidas;
- Evite as massagens no 1º trimestre porque podem agravar os enjoos e provocar tonturas;
- Deite-se de forma confortável. Depois do 4º mês de gravidez, é preferível evitar passar muito tempo deitada de costas;
- Use óleos e loções sem perfume;
Evite massagens na zona abdominal e a pressão direta na zona entre o osso do tornozelo e o calcanhar porque pode desencadear contrações.
-
Aromaterapia
A principal cautela com a utilização de óleos na gravidez diz respeito à sua concentração. Os seguintes óleos devem ser evitados na gravidez: basílico (majericão), zimbro, rosmaninho, sálvia, hortelã-pimenta, poejo, orégão e tomilho porque podem desencadear contrações.
-
Exfoliação
A exfoliação é segura na gravidez mas tenha atenção ao grão que deve ser fino para não agredir a sua pele, agora mais sensível.
-
Hidroterapia
A hidroterapia é segura desde que breve e com temperatura inferior a 37,5º C. Saunas e jacuzzis são de evitar durante toda a gravidez porque fazem aumentar excessivamente a temperatura corporal.
-
Solário
Absolutamente contra-indicado na gravidez. Evite usar produtos bronzeadores artificiais como loções ou sprays. Converse com o seu médico antes de fazer algum tratamento deste género.
6. Beleza na gravidez: manicura e pedicura
É considerado seguro pintar as unhas das mãos e dos pés na gestação. Evite respirar os odores químicos dos produtos utilizados nos tratamentos. Quanto a unhas acrílicas não há certeza que sejam seguras. Aconselha-se a aguardar pelo fim da gravidez.
Se arranja as mãos ou os pés com um profissional, assegure-se que o espaço é bem ventilado e os utensílios devidamente desinfetados para evitar infeções e outras complicações na pele.