A máscara da gravidez, também conhecida como máscara gravídica, pano ou cloasma, são manchas acastanhadas provocadas pela hiperpigmentação da pele. Surgem, predominantemente, na fronte, no nariz e nas maças do rosto.
Tipicamente associada à gravidez, a hiperpigmentação da pele pode ocorrer em qualquer fase da vida sendo o seu tratamento preventivo.
Máscara da gravidez
A máscara da gravidez é muito frequente, atingindo cerca de 75% das grávidas. As manchas parecem no 2º trimestre da gravidez e desaparecem espontaneamente no primeiro ano após o parto. Nas mulheres que tomaram anticoncecionais orais antes da gravidez as manchas na pele podem ser mais persistentes e demorar mais tempo a desaparecer.
O que é a máscara da gravidez?
A máscara da gravidez consiste em manchas acastanhadas que aparecem no rosto, sendo mais frequentes na testa e bochechas. O melasma está relacionado com as alterações hormonais próprias da gravidez que levam ao aumento do depósito de melanina na pele do rosto.
Outra alteração frequente na pele da grávida é a chamada linea nigra (linha de pigmentação escura que parece dividir a sua barriga ao meio no sentido vertical) que aparece pelo mesmo motivo. Também esta linha desaparece gradualmente, sem necessidade de tratamento.
Resumidamente, a máscara da gravidez é caracterizada por:
- Manchas de cor acastanhada que surgem na fronte, no nariz e nas maças do rosto;
- Manchas que aparecem mais frequentemente durante a segunda metade da gravidez (entre o quarto e o sexto mês da gestação);
- Manchas de pigmentação que costumam afetar mais as mulheres de pele morena ou de raça negra;
- Manchas localizadas que, geralmente, desaparecem progressivamente depois do parto.
A máscara da gravidez e a exposição solar
Um grande fator de risco para o aparecimento destas manchas faciais é a exposição solar pelo que a prevenção é o primeiro passo.
O uso de protetor solar é indispensável, com aplicação diária, em todas as estações do ano. Até nos dias nublados ou com nevoeiro a radiação UVA consegue atingir a superfície terrestre e a irradiação pode ser suficiente para desencadear o aparecimento das manchas.
Rosto, contorno dos olhos, lábios (use um batom apropriado), nariz e maçãs do rosto são zonas particularmente sensíveis à exposição solar. O fator de proteção ideal é o índice 50+ complementado com o uso de um chapéu de abas largas e de óculos de sol.
Em férias, o protetor solar deve ser aplicado 30 minutos antes do início da exposição solar e de 2 em 2 horas durante a exposição solar e sempre após os banhos de mar ou piscina. Mas como o sol não afeta a pele apenas em férias, o protetor solar deve ser aplicado todos os dias.
Prevenir a máscara da gravidez
A hiperpigmentação da pele pode ser minimizada com alguns cuidados básicos que garantam uma proteção extra à pele:
- Uso diário de um creme facial com fator de proteção solar elevado;
- Evitar a exposição direta ao sol entre as 11 e as 16 horas (campo, praia ou piscina);
- Uso de chapéu de abas largas (para além do protetor solar) na praia ou no exterior;
- Uso de óculos de sol com lentes à prova de raios solares;
- Ingestão de muitos líquidos.
A máscara da gravidez no pós-parto
Apesar de, na maior parte das mulheres, estas manchas desaparecerem naturalmente, sem necessidade de tratamento, em alguns casos, podem demorar algum tempo a desaparecer. Em média, precisa de 6 a 12 meses para ficar sem manchas no rosto.
Se as manchas persistirem, consulte um dermatologista para avaliação e prescrição de tratamento adequado ao seu tipo de pele. Para além disso, continue a aplicar um creme com proteção solar diariamente.
Também pode falar com o seu médico e pedir para lhe prescrever um anticoncecional com baixos níveis de estrogénios (o estrogénio presente nas pílulas é responsável pelo aparecimento de manchas na pele de 5 a 10% das mulheres).