A gravidez é uma altura de grandes mudanças na vida de uma mulher, devido a todas as alterações hormonais e físicas que ela acarreta, independentemente de ser a primeira ou a segunda vez.
Contudo, numa segunda viagem pelo mundo da maternidade, a mulher pode sentir-se mais calma, uma vez que já tem muita informação e alguma experiência. Ainda assim, cada gravidez é única e como tal será certamente diferente da primeira.
A mudança pode notar-se especialmente no aspeto físico da mulher.
Segunda gravidez, as diferenças para a primeira
- A barriga torna-se visível numa fase mais precoce da gestação
Normalmente, na primeira gravidez, é preciso esperar pelo segundo trimestre para a barriguinha começar a aparecer e as pessoas notem que está grávida. Já na segunda, a barriga geralmente costuma crescer mais rapidamente. Tal acontece porque os músculos do abdómen estão mais relaxados e, portanto, adaptam-se de forma mais célere às mudanças no corpo da mulher.
- O bebé tende a ser maior
Ainda que não seja uma verdade absoluta e inquestionável, de acordo com um estudo realizado na Universidade de Cornell, nos EUA, o ganho de peso na gravidez é menor na segunda gravidez, mas o bebé é maior e verificou-se ser comum ser também mais pesado na altura do nascimento.
- A gravidez parece ser mais fácil
Pois está claro que este pressuposto é muito subjetivo, mas tendo já passado por uma experiência as mulheres tendem a relaxar com uma maior facilidade e a desfrutar mais desta fase. Há quem diga que a gestação parece mais curta quando já se tem outro filho, pois o tempo passa a correr devido à dinâmica da vida de mãe.
- Consegue ter uma maior perceção do seu corpo
E por conseguinte, compreende a razão de alguns acontecimentos que na primeira gestação lhe provocavam anseios e medos, como por exemplo o reconhecimento de contrações falsas (contrações de Braxton-Hicks) versus contrações de trabalho de parto.
- Um parto mais rápido
“Uma horinha pequenina” é o que dizem quando as mulheres estão prestes a parir. Numa segunda gravidez, a probabilidade de o parto ser mais rápido é bastante maior. Isto porque o canal de nascimento é mais espaçoso, oferece menos resistência à dilatação e os músculos uterinos estão mais relaxados, facilitando assim a fase de dilatação e fase de expulsão ativa, para que sejam mais rápidas.