Impacto do Covid-19 sobre a gravidez: o que deve saber. Se está grávida ou pensa estar grávida, é normal estar preocupada com potenciais complicações devido ao novo Covid-19. É normal também questionar-se se o seu bebé pode ser de alguma forma afetado. É natural que possa passar por momentos de receio e que lhe surjam muitas dúvidas
Existe ainda pouca informação sobre o impacto do Covid-19 sobre a gravidez. Esta informação é frequentemente inconclusiva pois ainda se desconhece largamente o impacto do Covid-19 a longo-termo.
Não obstante, tentamos neste artigo esclarecer potenciais dúvidas relativamente ao impacto do Covid-19 sobre a gravidez. Contudo, a informação que apresentamos exprime as impressões emitidas ( enão conclusões definitivas) por autoridades do campo da saúde competentes. Os Centros para a Prevenção e Controlo de Doenças (CDC) dos EUA são uma delas.
O impacto do Covid-19 sobre as grávidas é mais grave?
Apesar de não se saber ainda qual é o impacto do Covid-19 sobre a gravidez, segundo o CDC, as grávidas infetadas poderão correr um maior risco de consequências graves.
Este risco acrescido pode verificar-se a nível de uma maior gravidade da doença, necessidade de hospitalização e de admissão nas Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).
Isto justifica-se com o facto de as grávidas sofrerem alterações no sistema imunitário e por isso apresentarem um maior risco de doenças virais. Por exemplo, uma grávida com gripe é mais propensa a apanhar uma pneumonia.
Segundo apurou o CDC, até junho de 2020 as grávidas com Covid-19 eram significativamente mais propensas a terem que ser internadas nas UCI e serem postas no ventilador. Por outro lado, o risco de morte era equiparado ao de mulheres não-grávidas.
O Covid-19 pode causar problemas no feto?
O Covid-19 é transmitido através de um vírus. As doenças virais na gravidez, como é o caso da gripe, poderão aumentar o risco de aborto espontâneo, baixo peso ao nascer, defeitos de nascimento e outras complicações típicas da gravidez. Há ainda registo de grávidas com Covid-19 que tiveram um parto pré-termo.
Considerando que o Covid-19 afeta de forma mais grave as pessoas mais velhas e as que têm doenças pré-existentes, o mesmo se poderá passar na gravidez. Por outras palavras, as mulheres com gravidez de risco, como as que têm pré-eclâmpsia ou diabetes gestacional, poderão ser afetadas de forma mais grave.
Afinal, o Covid-19 pode ser transmitido da grávida para o feto?
Ao que parece, o Covid-19 poderá ser transmitido da grávida para o bebé através da placenta.
No entanto, tudo leva a crer que a maioria dos recém-nascidos que testam positivo para o Covid-19 conseguem recuperar sem problemas. O caso de um bebé que nasceu em França, em julho de 2020, de uma mãe infetada com Covid-19, foi bastante mediatizado. O vírus tinha sido transmitido dentro do útero e o bebé nasceu com sintomas neurológicos, irritabilidade e rigidez corporal. Contudo, recuperou sem qualquer complicação.
Concluindo…
Como vimos, não existem certezas sobre o impacto do Covid-19 sobre a gravidez. Portanto, o melhor é a prevenção. Se está grávida ou deu à luz recentemente, procure tomar as devidas precauções para evitar contrair o vírus. Relembramos algumas importantes:
- Evitar saídas desnecessárias
- Se possível, fazer teletrabalho
- Lavar as mãos com frequência
- Usar para as mãos um desinfetante de pelo menos 60% de álcool
- Evitar locais com grandes concentrações de pessoas
- Usar máscara sempre que necessário
Fontes: Parents.com, Centers for Disease Control and Prevention (CDC)