A dor de garganta na gravidez pode manifestar-se isoladamente ou associar-se a outros sintomas. O incómodo persistente em toda a zona da faringe e laringe, a dificuldade em engolir alimentos sólidos, líquidos ou até saliva deve levá-la a procurar ajuda médica.
Entre as causas possíveis para a dor de garganta inclui-se a faringite ou amigdalite de origem viral ou bacteriana. Também se pode tratar de uma infeção causada por fungos ou uma inflamação por aftas. As gripes e constipações são outras causas possíveis, especialmente nas estações frias.
Dor de garganta na gravidez
A dor de garganta na gravidez pode prejudicar o bebé?
Uma vez que as defesas naturais da mulher grávida são mais frágeis, o seu organismo fica mais exposto a infeções e ataques de agentes bacterianos e virais. Assim, qualquer sintoma de doença deve ser devidamente observado por um médico para correto diagnóstico e tratamento.
A dor de garganta por si só não prejudica o bebé mas pode ser um sintoma de doença. Nesse caso, só o médico poderá prescrever a medicação adequada uma vez que há medicamentos que não devem ser usados na gestação porque atravessam a placenta e passam para o bebé.
O que fazer para diminuir a irritação?
Algumas medidas podem ajudar a diminuir o desconforto, irritação e tosse provocadas pela dor de garganta:
- Gargarejar com água salgada – um quarto de colher de chá de sal para 300 mililitros de água morna;
- Beber chá de cidreira, gengibre ou menta;
- Aumentar a ingestão de alimentos com vitamina C (laranja, tangerina, limão, broculos), que ajudam a combater a inflamação ou infeção;
- Poupar a voz;
- Ingestão de líquidos a temperatura tépida, evitando-se bebidas muito quentes ou muito frias;
- Evitar ambientes poluídos ou ventilados por ar condicionado;
- Evitar frequentar locais com grande concentração de pessoas com circulação de ar insuficiente;
- Descansar e beber muitos líquidos;
- Pastilhas ou rebuçados que suavizem os sintomas de irritação e inflamação (exclusivamente sob indicação médica).
Tratamento da dor de garganta na gravidez
O diagnóstico correto é fundamental para que o tratamento seja eficaz pelo que deve consultar o seu médico.
O tratamento varia consoante a causa da dor de garganta e outros sintomas associados. Se a causa for um vírus, poderá ser necessário tomar analgésicos e/ou anti-inflamatórios. Se for causada por uma bactéria pode ser prescrito um antibiótico para erradicação da bactéria.
Quando consultar o médico
Se a dor de garganta durar mais do que três dias, se o incómodo se agravar ou for acompanhada por sintomas como vermelhidão e aumento do volume das amígdalas, febre e calafrios, pontos brancos na garganta (placas de pus), dores de cabeça, dor ao engolir, dor abdominal ou perda de apetite deve consultar o seu médico porque pode estar perante uma infeção bacteriana.