Uma ligeira falta de ar na gravidez é normal e muitas grávidas começam a sentir este sintoma no segundo trimestre. Saiba porque pode ter a sensação de falta de ar na gestação e quando deve contactar o médico.
Falta de ar na gravidez
A sensação de falta de ar na gravidez é um sintoma comum a muitas grávidas e, quando não se associa a outros sintomas, é uma situação normal.
O que causa a falta de ar na gravidez?
A causa da falta de ar deve-se às hormonas da gravidez que, ao estimular o sistema respiratório, fazem com que respire com mais frequência e mais profundamente, o que lhe dá a sensação de falta de ar mesmo quando faz um pequeno esforço.
A acção das hormonas da gravidez também fazem com que os vasos sanguíneos do seu organismo dilatem – incluindo os do sistema respiratório – e com que os músculos dos pulmões e os brônquios fiquem mais relaxados, causando a sensação de que o ar é difícil de respirar.
Por outro lado, à medida que a gravidez avança e o tamanho do seu útero aumenta, a pressão que exerce sobre o diafragma tira espaço aos pulmões o que dificulta a sua expansão quando respira.
Outras causas possíveis para a falta de ar na gravidez:
- Excesso de atividade física (ver Exercício na gravidez: sim ou não?);
- Stress e ansiedade;
- Problemas de asma;
- Excesso de peso;
- Gravidez de gémeos;
- Bronquite ou doenças do coração.
O que fazer para aliviar o desconforto?
Se a sensação de falta de ar a incomoda ou a deixa ansiosa, deve falar com o seu médico. Entretanto, tente relaxar, respirar fundo e descansar. Evite esforços físicos, pegar em pesos (ver Pegar pesos na gravidez é seguro?) e ambientes abafados e quentes.
Por volta das 36 – 38 semanas, os bebés descem e encaixam-se na cavidade pélvica, aliviando a pressão exercida sobre os pulmões (ver Com quantas semanas o bebé encaixa?).
Quando o bebé desce e se “encaixa”, pode notar que a barriga desceu, que consegue respirar melhor (a pressão exercida pelo corpo do bebé sobre o tórax fica aliviado) ou que tem menos azia (ao descer, o bebé faz menos pressão no estômago o que facilita a digestão).
A falta de ar na gravidez afeta o bebé?
Apesar do desconforto e da ansiedade que pode sentir com a falta de ar, esta não afeta o bebé que continua bem abastecido de oxigénio através da placenta.
Quando procurar ajuda médica no caso de falta de ar na gravidez?
Se sentir muita dificuldade em respirar, se lhe parecer que fica com as pontas dos dedos ou os lábios roxos ou se sente uma dor no peito e o pulso acelerado, deve contactar o médico com a maior brevidade possível.
Veja também como aliviar a dor nas costas e como encontrar a melhor posição para dormir na gravidez.
Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.