Inchaço na gravidez: a alimentação pode ajudar? O inchaço é uma queixa frequente durante a gravidez, e muitas grávidas questionam a sua razão e se a alimentação pode ajudar. Neste artigo vamos esclarecer esta e outras dúvidas para que viva esta fase tão especial de uma forma mais tranquila.
Inchaço na gravidez
Porque é que se desenvolve inchaço durante a gravidez?
Existem diversos fatores que promovem o desenvolvimento de edema (inchaço) durante a gravidez, particularmente nos membros inferiores.
1. Crescimento do útero
O primeiro diz respeito ao crescimento do útero para acompanhar o crescimento do bebé e a consequente pressão sobre a zona pélvica e sobre a veia cava, responsável por receber o sangue que vem dos membros inferiores.
Por estar mais pressionada, a veia recebe o sangue de uma forma mais lenta e este também se acumula mais nas pernas.
2. Alterações hormonais
Depois, existe também o efeito hormonal, tendo em conta que o aumento das hormonas durante a gravidez, promove a vasodilatação (ou seja, o aumento dos vasos sanguíneos) e outras características da viscosidade do sangue particulares da gravidez.
Assim, o edema é uma condição normal e comum entre as grávidas, que geralmente vai aumentando com o decorrer da gravidez. Contudo, se este inchaço for repentino, e incluir o rosto e os membros superiores, deve consultar o seu médico.
A alimentação pode reduzir a diminuir o inchaço?
Como vimos, o inchaço tem causas fisiológicas e ainda que não seja completamente evitável poderá adotar algumas medidas, inclusive na sua alimentação para que este não se agrave.
- Reduza a adição de sal os alimentos, substituindo-o por ervas aromáticas;
- Evite alimentos muitos salgados (enchidos, queijos, refeições pré-preparadas, caldos, molhos, salgadinhos e snacks);
- Beba bastante água ao longo do dia;
- Evite a ingestão de bebidas alcoólicas.
Existem outros conselhos para diminuir o inchaço na gravidez?
Para além da alimentação, pode tomar outras medidas para evitar o agravamento do inchaço:
1. Sempre que possível, eleve os pés (quer a dormir, quer enquanto estiver sentada).
2. Tente não ficar a pé por longos períodos de tempo.
3. Mantenha uma vida ativa, praticando exercício físico moderado e adequado à sua condição.
4. O inchaço piora ao longo do dia, pelo que se sentir particularmente incomodada, evite atividade que a deixem muito tempo em pé no final do dia.
5. Tenha particular atenção a estes conselhos se tiver uma “gravidez de verão”, já que o inchaço é também maior em alturas de muito calor.
6. Com o seu médico, avalie também a necessidade de utilizar meia de compressão.