Um excelente remédio natural para má circulação é evitar estar muito tempo na mesma posição. Caminhar ou fazer exercícios de alongamento, ajuda a relaxar os músculos e a ativar a circulação sanguínea. Saiba como combater a má circulação de modo natural.
Remédio natural para má circulação
A má circulação do sangue pode dever-se a vários fatores como história familiar, obesidade ou vida sedentária. Quem trabalha muito tempo sentado ou de pé também pode sofrer de má circulação porque o sangue se acumula nas pernas e tem dificuldade em fazer o caminho de volta, em direção ao coração.
Remédio natural para má circulação: como ativar?
- Praticar atividade física regularmente;
- Usar meias de compressão graduada;
- Evitar passar muito tempo de pé ou sentada (o que dificulta a circulação sanguínea das pernas de baixo para cima);
- Diminuir a quantidade de sal na comida (se aconselhado pelo médico uma vez que a quantidade moderada de sódio também é importante para o correto funcionamento do organismo);
- Controlar o peso;
- Controlar os níveis de colesterol no sangue com regularidade;
- Usar meias de compressão em viagens de longa duração.
Sintomas de má circulação
Entre os sintomas da má circulação do sangue incluem-se:
- Pés e mãos frias;
- Inchaço das pernas;
- Dor e cansaço nas pernas;
- Pele seca e escamosa;
- Sensação de formigueiro nas pernas e nas mãos;
- Varizes;
- Propensão hereditária às varizes.
Para minimizar os sintomas associados a má circulação, é recomendado elevar os pés à noite (colocando uma almofada por baixo dos pés ou elevando o fundo da cama com um calço), evitar cruzar as pernas e ingerir muita água.
Quando ir ao médico?
A má circulação pode dar origem a certos problemas de saúde como complicações cardíacas. Se os sintomas forem persistentes e incomodativos, é aconselhado ir ao médico para diagnóstico do problema e tratamento adequado.
Má circulação na gravidez
A má circulação é uma queixa comum na gravidez uma vez que o organismo acumula mais líquidos para fazer face às necessidades de nutrição do bebé em desenvolvimento.
Para além disso, o aumento da produção hormonal e o ganho de peso na zona abdominal pressiona as veias das pernas e dificulta a subida do sangue para o coração causando inchaço e desconforto nas pernas.
Como as varizes não podem ser tratadas na gravidez, o desconforto é minimizado através, sobretudo, da prevenção do problema:
- Descansar várias vezes durante o dia com as pernas elevadas;
- Vigiar o aumento de peso;
- Usar meias de compressão graduada durante e após a gestação;
- Fazer caminhadas regulares pelo menos três vezes por semana;
- Dormir com as pernas elevadas;
- Ingerir muita água ao longo do dia para facilitar a drenagem, incentivar o correto funcionamento do intestino e da bexiga e desintoxicar;
- Evitar a exposição solar.
Leia mais sobre a má circulação na gravidez: problemas comuns e como atenuar o desconforto.