O surgimento de um tom de pele irregular e de manchas no rosto é conhecido como melasma, vulgarmente também chamado de “pano”, estas manchas na pele são muito frequentes na gravidez e pós-parto. Apesar de poder surgir em qualquer idade, o melasma na gravidez atinge cerca de 75% das mulheres. Neste artigo ficará a saber o que é o melasma, porque surge na gravidez com tanta frequência, formas de o tratar e, especialmente, prevenir.
O que é o melasma?
O melasma consiste na surgimento de manchas acastanhadas na pele, que são mais escuras do que o tom de pele da pessoa. Estas manchas afetam especialmente o rosto, em particular a cana do nariz, maças do rosto, testa e acima do lábio superior. No entanto pode, em certos casos, afetar zonas do corpo muito expostas ao sol, como os ombros, antebraço e pescoço.
Este problema é mais frequente nas mulheres do que nos homens. Assim, estima-se que apenas 10% dos casos se verifiquem em homens. As mulheres com pele mais escura e as grávidas são mais suscetíveis de desenvolverem melasma.
Porque aparece?
Apesar de ainda não se saber exatamente porque aparece, as causas do melasma estão ligadas a problemas com a pigmentação da pele. A pigmentação ou tom natural da nossa pele é devida à produção de melanina. A melanina é, pois, um pigmento natural presente na nossa pele que é produzido por células especializadas: os melanócitos. Quando se dá um desequilíbrio na produção de melanina, em que os melanócitos produzem um excesso de melanina, surgem as tais manchas acastanhadas no rosto.
O desequilíbrio na produção de melanina pode ser desencadeado devido a:
- Exposição solar
- Alterações hormonais:
- Contracetivos orais
- Menopausa/envelhecimento
- Gravidez
Porque é que o melasma na gravidez é tão frequente?
Já deve ter ouvido falar do que é vulgarmente apelidado de “pano” da gravidez, ou ainda máscara ou cloasma. Este problema é muito frequente, já que atinge cerca de 75% das grávidas. É normalmente a partir do 2º trimestre da gravidez que iniciam estas manchas inestéticas.
Já vimos acima que o melasma pode ser desencadeado por alterações hormonais. Ora, durante a gravidez dão-se imensas alterações hormonais próprias que causam um aumento do depósito de melanina na pele do rosto. Por isso, o melasma na gravidez é tão frequente.
As manchas do melasma desaparecem espontaneamente no primeiro ano após o parto. Nas mulheres que tomaram anticoncecionais orais antes da gravidez podem, contudo, ser mais persistentes e demorar mais tempo a desaparecer.
Como prevenir o melasma?
Um grande fator de risco para o aparecimento destas manchas faciais é a exposição solar pelo que a prevenção é o primeiro passo. Assim, a adoção de alguns cuidados básicos pode minimizar este problema:
- Aplicar diariamente um creme facial com fator de proteção solar 50+, mesmo em dias nublados
- Evitar a exposição direta ao sol entre as 11 e as 16 horas
- Usar um chapéu de abas largas e óculos de sol sempre que estiver no exterior
- Ingerir líquidos em abundância
É possível tratar o melasma?
Sim. Apesar de, na maior parte das mulheres, o melasma desaparecer naturalmente, em alguns casos, podem demorar bastante tempo a desaparecer. Existe medicação, procedimentos médicos invasivos como a dermabrasão e o peeling químico e cremes especializados, como a linha NIVEA Cellular LUMINOUS630 Antimanchas.
O que distingue a gama NIVEA Cellular LUMINOUS630 Antimanchas?
A linha NIVEA Cellular LUMINOUS630 Antimanchas oferece um tratamento de rosto revolucionário para as manchas escuras do melasma na gravidez, menopausa, exposição solar e envelhecimento.
O nome desta poderosa linha de produtos tem por trás uma história interessante. Após 10 anos de investigação meticulosa os cientistas NIVEA conseguiram recriar pela primeira vez em laboratório a enzima humana que produz o pigmento melanina. Depois disso o desafio era encontrar a molécula mais eficaz na redução das manchas escuras. Foram testados 50.000 ingredientes ativos possíveis em equilibrar a produção de pigmentação e o teste número 630 produziu os melhores resultados.
Assim, a gama LUMINOUS630 funciona ao nível celular com uma ação dupla:
- Atua na pigmentação existente para iluminar as manchas escuras e reduzir o seu tamanho
- Com o uso regular, equilibra a produção de pigmentação para prevenir o aparecimento de novas manchas
Os produtos desta gama revolucionária podem perfeitamente ser usados durante a gravidez e em pele sensível. O tratamento NIVEA Cellular LUMINOUS630 pode, pois, tanto prevenir como tratar o melasma na gravidez:
CELLULAR LUMINOUS630 SÉRUM TRATAMENTO AVANÇADO
Este sérum combina o ingrediente inovador LUMINOUS630 na sua concentração mais alta, com Vitamina E e Ácido Hialurónico. Este tratamento de rosto antimanchas eficaz com uma ação dupla: reduz as manchas escuras existentes e evita o seu reaparecimento com o uso regular para a pele uniforme e luminosa.
Testes efetuados revelaram que em 4 semanas após o uso deste sérum, as manchas são visivelmente aclaradas, em 8 semanas, a sua intensidade é reduzida em até 50% e o uso regular confere uma melhoria contínua.
Conheça o sérum LUMINOUS630 aqui.
CREME DE DIA CELLULAR LUMINOUS630 COM SPF50 E TRIPLA PROTEÇÃO
O Creme de Dia FP50 Cellular LUMINOUS630 Antimanchas combina LUMINOUS630®, com um fator de proteção solar FP50. A fórmula leve deste creme é enriquecida com Ácido Hialurónico, Vitamina E e filtros UVA/UVB. Além de proteger a pele do sol e do fotoenvelhecimento, reduz as manchas e previne o seu reaparecimento. A sua textura leve hidrata ao mesmo tempo que ajuda a controlar a oleosidade, matificando a pele. Para além disso, preenche e dá firmeza à pele, melhora a sua textura, uniformiza e ilumina a tez.
Conheça o Creme de Dia FP50 Cellular LUMINOUS630 Antimanchas aqui.