Os alimentos para combater a depressão são, fundamentalmente, os que fazem parte de uma alimentação saudável.
Isto porque segundo alguns estudos, um padrão alimentar saudável, como por exemplo a Dieta Mediterrânica, rica em vegetais, fruta, cereais integrais, peixes e carnes brancas com baixo teor de gordura pode ser eficaz na redução do risco de depressão.
Alimentos para combater a depressão
Que alimentos podem ajudar a combater a depressão?
Frutos secos
Os frutos secos são ricos em “gordura saudável” (gordura de origem vegetal polinsaturada), tendo um papel importante na manutenção da saúde mental, já que a gordura é um componente muito importante das células do cérebro.
Peixes gordos
Pelo mesmo motivo dos frutos secos, os peixes gordos (sardinha, salmão, cavala) também têm um papel muito importante na manutenção da nossa saúde mental por serem ricos em gordura polinsaturada e particularmente em ómega 3, necessário para o funcionamento adequado da bainha de mielina, uma estrutura presente nos neurónios.
Frutos, vegetais e leguminosas
Estes grupos englobam muitos alimentos, mas a verdade é que são aqueles que mais vitaminas e minerais nos fornecem.
De uma forma geral, as vitaminas e minerais são necessários para a nossa saúde mental e bem-estar e é preferível obtê-los na alimentação do que através de suplementos vitamínicos. Segundo estudos, as vitaminas do complexo B, o ferro, o zinco e o magnésio parecem ser particularmente efetivos na prevenção da depressão.
Leite
O leite, e também os seus derivados, são ricos em triptofano, um aminoácido essencial utilizado pelo cérebro para produzir o neurotransmissor serotonina, chamada “hormona da felicidade”, por ser muito importante para o nosso bem-estar.
Aveia
Nos cereais, destaca-se em particular para a aveia, que tal como o leite, é rica em triptofano. Adicionalmente, sabemos que a aveia é também importante na manutenção da saúde do intestino por ser rica em fibras, e é precisamente no intestino que é produzida cerca de 90% da serotonina no organismo.
Água
Apesar de não ser um alimento, é o centro da nossa roda dos alimentos. Uma hidratação adequada é essencial para um melhor funcionamento cognitivo e bom estado de humor, além de ser importante para melhorar a concentração e memória.
Outras recomendações
Tenha atenção ao horário das refeições
- O normal funcionamento do cérebro exige um consumo equilibrado e regular de alimentos. De uma forma prática, é necessário ir alimentando o cérebro ao longo do dia, através das refeições principais e lanches.
Evite os açúcares
- Os açúcares e os alimentos açucarados provocam picos muito rápidos na nossa glicemia (açúcar no sangue). Isto faz com que fácil e rapidamente fiquemos com fome e sem energia depois de os comermos, prejudicando o nosso humor (e saúde).
Modere o consumo de cafeína
- O consumo excessivo de cafeína pode afetar o sono e a nossa saúde mental. A cafeína não está presente apenas no café, mas também em chás e refrigerantes.
Evite o consumo de bebidas alcoólicas
- O consumo excessivo de álcool tem um papel prejudicial na saúde mental, além de potenciar a deficiência em vitaminas do complexo B, essenciais para a função neurológica.