A criança aos 2 anos e 9 meses
Breve viagem pelas emoções e relações sociais, a linguagem e aprendizagem e competências motoras aos 2 anos e 9 meses de idade.
Horas de sono diário: 10 a 13 horas
As emoções e as relações sociais
- Tem dificuldade de partilhar os brinquedos e objetos pessoais.
- Prefere brincar sozinha, com os seus brinquedos, no seu espaço.
- Ainda não compreende o conceito de esperar pela sua vez.
- Pode recorrer à birra para expressar a frustração.
- Começa a relacionar causa e efeito.
- Aprecia hábitos e rotinas porque transmitem segurança e previsibilidade.
- Pode demonstrar alguma timidez e reserva em relação à presença de estranhos.
- Apesar de poder já estar integrada na cresce, a separação dos pais ainda é motivo de ansiedade.
Linguagem e aprendizagem
- Compreende cerca de 900 palavras.
- Utiliza, aproximadamente 500 palavras.
- Identifica o género (feminino/masculino).
- Nomeia pelo menos uma cor e partes simples do corpo humano.
- Reconhece membros da família e objectos comuns.
- Distingue tamanhos (grande/pequeno).
- Responde a perguntas simples (Quem, Onde e Qual).
- Pode apresentar uma “gaguez” natural, quando excitado com algum acontecimento, repetindo palavras completas.
- Começa a fazer perguntas do tipo Sim/Não.
- Usa frases simples do tipo sujeito-verbo-objecto.
- Envolve-se e estabelece contacto ocular durante as conversações.
- Demonstra as suas frustrações através das palavras e menos com “amuos” e choro.
- Quer mostrar coisas ao adulto e obter a sua atenção constantemente, usando palavras: “Olha!”.
Competências motoras
- Equilíbrio momentâneo num pé.
- É capaz de subir para uma cadeira pequena e andar para a frente e para trás.
- Apanha objetos do chão, agacha-se para brincar e diverte-se com brinquedos de empurrar que também proporcionam apoio aos primeiros passos (carrinho com rodízios com um fio para puxar, carrinho de bonecas).
- Atira bola acima da linha do ombro.
- Sobe escadas alternadamente mas desce com os 2 pés no mesmo degrau.
- Copia o círculo.
- Imita a cruz.
- Combina 2 cores, geralmente o vermelho e o amarelo (confunde o azul e o verde).
- Não é obrigatório nomear a cor, mas sim corresponder.
- Desenha figura humana: cabeça mais uma ou duas partes do corpo (mesmo em locais errados).
Próximo artigo
Artigo anterior
Aqui apresentam-se as competências esperadas de uma criança numa determinada idade. No entanto, pode estar mais avançada em algumas áreas e menos noutras, sem que isso represente motivo de preocupação ou algum sinal de atraso do desenvolvimento. Esta informação é apenas um guia para os ajudar a decidir o que fazer para estimular e ajudar o vosso filho a crescer saudável, feliz e com vontade de aprender.