Principais marcos do desenvolvimento da criança aos 4 anos
Breve viagem pelas emoções e relações sociais, a linguagem e aprendizagem e competências motoras aos 4 anos de idade.
- Cérebro: aos 4 anos, a sua principal atividade centra-se no aperfeiçoamento da motricidade fina
- Dentição: o maxilar e os ossos do rosto crescem para fornecer o espaço necessário entre os dentes de leite para o nascimento dos dentes permanentes
- Peso médio: meninos: 20 kg; meninas: 12,25 kg
- Estatura média: meninos: 109 cm; meninas: 94 cm
- Perímetro cefálico: meninos: 50,4 cm; meninas: 49,6 cm
- Horas de sono diário: 10-13 horas
As emoções e as relações sociais
Aos 4 anos, a criança é um ser imaginativo e sonhador. Os medos podem surgir associados a esta enorme vontade de conhecer e explorar. Cada vez mais consciente da sua individualidade, gosta de conviver com outras crianças e pode ter já dois ou três “melhores amigos” e um ou outro amigo imaginário.
A amizade é muito valorizada e as brincadeiras cooperativas são as suas preferidas: brincar às escondidas, apanhada, o rei manda. As birras tornam-se numa forma de exteriorizar a frustração e, apesar de já perceber que os seus comportamentos e atitudes terão consequências, por vezes, esta é a única forma que encontra para se expressar.
Linguagem e aprendizagem
Com 4 anos, a criança consegue dar asas à imaginação e acrescentar novos desenvolvimentos ao início de uma história. A comunicação é uma competência essencial para se relacionar com os outros e que deve ser incentivada através da leitura e informalmente, sempre que se interage com a criança.
Todas as situações do dia-a-dia são bons pretextos para conversar e educar a criança, tentando compreender como vê o mundo, como se relaciona com os outros, os seus medos e ansiedades.
O seu vocabulário é constituído por mais de 1.500 palavras e pode falar horas seguidas sem mostrar qualquer sinal de cansaço.
Pode ficar surpreendida por palavras e expressões que o seu filho aplica de forma completamente correta mesmo quando lhe parece que ninguém lhe ensinou o significado. Já é capaz de reconhecer e nomear cerca de oito cores.
- Compreende 2500 a 2800 palavras.
- Usa 1500 a 2000 palavras.
- Descreve o que o outro faz com os objetos.
- Descreve acontecimentos que aconteceram no passado, de forma detalhada.
- Conhece os opostos: grande pequeno; pesado/leve.
- Dá atenção e ouve histórias, conversações e filmes.
- Descreve imagens através de frases completas.
- Usa todos os pronomes adequadamente.
- Usa frases complexas no discurso (coordenadas e subordinadas).
- Inventa histórias.
- Joga de forma dramática e conversa muito.
Competências motoras
O desenvolvimento motor é enorme nesta fase. De repente, a criança consegue andar de trotinete, bicicleta, trepar às árvores e fazer uma série de atividades que exigem muito equilíbrio.
A criança desenha já figuras humanas, com cabeças enormes e com braços e pernas em linha, completamente desproporcionadas em relação ao volume da cabeça e comprimento dos próprios membros. Não se admire se o seu filho aparecer com um desenho seu onde parece uma “batata grelada” com dois olhinhos minúsculos!
Sinais de alarme
- Não atira uma bola.
- Não salta em pés juntos.
- Não anda de triciclo.
- Não pega corretamente num lápis.
- Estrabismo ou suspeita de défice visual.
- Não diz frases com três ou mais palavras.
- Não usa pronomes pessoais.
- Não usa preposições.
- Linguagem incompreensível, substituições fonéticas, gaguez.
- Ignora ou não responde a crianças ou a pessoas fora da família.
- Sem interesse no jogo imaginativo.
- Resiste ao vestir, dormir ou usar o WC.
- Crises de fúria.
- Hiperativo, distraído, difícil concentração.
Próximo artigo
Artigo anterior
Aqui apresentam-se as competências esperadas de uma criança numa determinada idade. No entanto, pode estar mais avançada em algumas áreas e menos noutras, sem que isso represente motivo de preocupação ou algum sinal de atraso do desenvolvimento. Esta informação é apenas um guia para os ajudar a decidir o que fazer para estimular e ajudar o vosso filho a crescer saudável, feliz e com vontade de aprender.