O bebé aos 6 meses
Breve viagem pelas emoções e relações sociais, a linguagem e aprendizagem e competências motoras aos 6 meses de idade.
Horas de sono diário: 11 a 15 horas
O bebé aos 6 meses de idade, entra numa nova fase com a introdução de novos alimentos na sua dieta. O sistema digestivo, pouco desenvolvido ao nascer, apresenta agora todas as capacidades funcionais para lidar com a alimentação sólida.
Gradualmente, o bebé vai ganhando cada vez maior controlo da cabeça, braços e pernas. Se deitado de costas, agarra os dedos do adulto e faz força para elevar a cabeça e o tronco.
Por volta desta idade, o bebé começa a ficar bastante seletivo em relação às pessoas em que deposita a sua confiança. A relação com os pais ou outros cuidadores familiares estreita ao mesmo tempo que a desconfiança por estranhos aumenta.
O bebé aos 6 meses
As emoções e as relações sociais
- Distingue claramente a sua família de estranhos.
- Gosta de comunicar com o adulto e procura a sua atenção.
- Muito curioso e atento a tudo o que o rodeia.
- Interage com o adulto e estabelece contacto.
- Gosta de se sentir acompanhado.
Linguagem e aprendizagem
- Vocaliza monossílabos e dissílabos e gosta muito de conversar.
- Começa a compreender o conceito da palavra “não”.
- Responde à voz e quando o chamam pelo nome.
Competências motoras
- Quando deitado de barriga para cima, levanta a cabeça e o tronco apoiando-se nas mãos.
- Descobre os pés, brinca com eles e leva-os à boca.
- Consegue rolar e virar-se.
- Pode conseguir sentar-se por breves momentos, se apoiado.
- Quando colocado de pé, estica as pernas e faz força para se manter de pé.
- Consegue transferir objetos de uma mão para a outra.
- Nesta etapa é bi-unidestro (consegue transferir os objetos de uma mão para a outra).
Sinais de alarme
- Ausência de controlo da cabeça.
- Não se senta com apoio.
- Membros inferiores rígidos e passagem directa à posição de pé quando se tenta sentar.
- Não apoia os pés no chão.
- Mantém reflexo de extrusão.
- Postura muito rígida ou muito “mole“.
- Não segue objectos.
- Não agarra objectos (com as duas mãos).
- Estrabismo manifesto e constante.
- Não responde à voz.
- Não responde ao seu nome.
- Não vocaliza.
- Não gosta de estar ao colo de ninguém.
- Irritabilidade, inconsolável.
- Não sorri, dá gargalhadas ou tenta chamar a atenção do adulto.
- Desinteresse pelo ambiente.
Próximo artigo
Artigo anterior
Aqui apresentam-se as competências esperadas de uma criança numa determinada idade. No entanto, pode estar mais avançada em algumas áreas e menos noutras, sem que isso represente motivo de preocupação ou algum sinal de atraso do desenvolvimento. Esta informação é apenas um guia para os ajudar a decidir o que fazer para estimular e ajudar o vosso filho a crescer saudável, feliz e com vontade de aprender.