O primeiro Natal por Joana Roque
Este será sem dúvida o natal mais importante de todos. Será o primeiro natal do pequeno Zé Maria, com 3 meses, o meu primeiro natal como mãe, o primeiro natal com ele.
Eu adoro o natal. Durante anos, ao montar a árvore e o presépio, perguntava a mim mesma quando haveria mãozinhas pequeninas a mexer por ali. A infertilidade fez-nos esperar 5 longos curtos anos. E este ano houve mãozinhas pequeninas e colocarem o primeiro ornamento na árvore, um ornamento especial que comprei especialmente para o meu filho.
Este ano, o do primeiro natal há um menino jesus especial em minha casa: o meu filho, que veio alegrar ainda mais esta época que adoro e fazer-me acreditar ainda mais na esperança, na fé que se renova todos os anos com o nascimento de Jesus.
Será sem dúvida um natal que nunca esquecerei e o melhor de sempre.
Bolachinhas para fazer com os mais pequenos
Ingredientes para cerca de 50 bolachinhas:
- 300g de farinha
- 200g de manteiga à temperatura ambiente
- 100g de açúcar
Preparação:
Coloque a farinha numa taça e junte a manteiga previamente cortada em pedaços. Com as mãos esfarele bem a manteiga na farinha (como se estivesse a fazer crumble) até a massa formar umas migalhas.
Junte o açúcar e amasse bem até formar uma bola maleável de massa. (É capaz de demorar um bocadinho a amassar e de ao início parecer que é preciso juntar algum líquido, mas é mesmo assim.
Só têm mesmo de continuar a amassar.) Em alternativa poderá colocar todos os ingredientes num robot de cozinha e quando a massa estiver com o aspecto de migalhas retirar e amassar até formar a bola de massa.
Polvilhe uma superfície de trabalho e, com o rolo da massa, estenda a massa até ter cerca de 5mm de espessura. Corte com a forma desejada e coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal. Repita até esgotar toda a amassa.
Leve as bolachinhas a assar cerca de 8 a 10 minutos (até começarem a querer ficar douradinhas) a cerca de 180ºC. Deixe arrefecer e decore a gosto se desejar.
Se quiser decorar as bolachinhas, misture açúcar em pó com uma colherzinha de água ou sumo de limão até formar uma pasta espessa e branca (se desejar junte corantes para ficar com outras cores). Espalhe sobre as bolachas completamente arrefecidas e decore a gosto.