A primeira viagem de avião com crianças é muitas vezes motivo de stress para os pais. Efetivamente uma viagem de avião pode ser cansativa até para um adulto mas, no geral, as crianças conseguem adaptar-se muito bem ao avião e, salvo raras, exceções as viagens com crianças correm muito bem.
Viajar de avião com crianças
Uma viagem com crianças deve ser preparada com alguma atenção, de maneira a que a criança sinta alguma segurança nas suas rotinas. Aqui, deixamos algumas sugestões que a podem ajudar a programar uma viagem sem stress!
1. Antes de partir
- Leve a criança ao pediatra/médico e informe-o da viagem, avalie com ele o estado geral de saúde da criança e a medicação que deverá levar caso fique doente.
- Procure informar-se na agência de viagem ou diretamente no destino da existência de hospital e/ou médicos e da facilidade de estabelecer contato com eles.
- Se vai viajar dentro da União Europeia, Espaço Económico Europeu ou Suíça deverá solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença. O cartão é gratuito e dar-lhe-á acesso aos cuidados médicos que necessitar no destino tendo para isso que se dirigir aos serviços oficiais de saúde do próprio país, ou aos serviços aderentes ao CESD, pagando apenas as taxas locais.
- Se vai viajar para fora da Europa, deverá fazer a Consulta de Saúde do Viajante. A consulta é dada por um médico especialista em doenças infeciosas e em medicina tropical. Para além de fazer uma avaliação do seu estado geral de saúde também lhe darão todas as informações de que necessita sobre vacinação, medicação necessária, assistência médica e cuidados a ter no destino. Esta consulta deverá ser feita com alguma antecedência para o caso de ser necessária a administração de vacinas.
2. No aeroporto
Mantenha-se atenta e nunca perca as crianças de vista. Os aeroportos são sítios fáceis para se perder uma criança devido à quantidade de pessoas que circulam apressadamente de um lado para o outro. Mantenha-os perto de si. Enquanto espera pela hora de embarque, procure algo para os distrair ou leve brinquedos de casa.
3. Dentro do avião
- Um avião por si só já é uma novidade. Mostre à criança como funcionam as coisas lá dentro, explique-lhe o que se vai passar e mantenha-a interessada na viagem.
- A criança deve viajar com uma roupa confortável.
- Leve sempre um ou dois brinquedos. Não se esqueça do brinquedo preferido na hora de dormir e da chupeta, se usar. Tenha atenção em não levar brinquedos barulhentos ou perigosos, para não incomodar os outros passageiros.
- Leve um livro de colagens, um livro com uma história ou um jogo novo, a novidade vai manter a criança interessada e ajudará a passar o tempo.
- Se a viagem for superior a ou 5 horas leve uma mantinha e uma almofada pequena para a poder acomodar enquanto dorme.
- Leve comida, os lanches preferidos da criança, ou mesmo uma refeição, dependendo do tempo que irá estar dentro do avião. Nem sempre as crianças gostam da comida servida a bordo.
- Dentro do avião as crianças desidratam com mais rapidez, deve levar água. Compre apenas depois de fazer o check in, pois não poderá passar com líquidos em quantidade. Depois do check in feito poderá adquirir os líquidos que desejar.
- Por vezes, na descolagem e aterragem, a variação do nível de pressão pode provocar incómodo e mesmo dor nos ouvidos. Dê de beber ou comer à criança, normalmente é o suficiente para aliviar a pressão e controlar esse desconforto. Se a criança for maior poderá dar-lhe um rebuçado. Se a criança for muito pequenina e ainda mamar deixe-a mamar.
- Não se esqueça de levar uma muda de roupa e medicação caso a criança tome alguma medicação a horas certas.
Quando chegar ao destino verá que viajar com crianças de avião é bem mais fácil do que imaginou!