Toda a gente sabe fazer qualquer coisa e costuma fazê-lo por gosto, mas saiba que há várias formas de pôr o seu hobby a render.
E qualquer pessoa pode fazê-lo, quer tenha um trabalho principal, um part-time, ou mesmo se for mãe a tempo inteiro, pois a parte boa de gerir o seu próprio negócio é fazer os seus horários e seguir o seu ritmo de trabalho.
Como começar? Como avaliar a sua situação financeira? Como registar os dados do negócio? Neste artigo encontra a resposta a estas e outras questões e sugestões para avançar com o seu negócio.
1. Como começar
Pense naquilo que gosta de fazer. O que é que a inspira, o que a motiva? Escrever, dar aulas ou explicações, fotografar? Se calhar tem mais jeito para fazer bijuteria, croché?
De certeza que se não faz, já fez alguma arte manual para a qual tem algum talento. Claro que os dotes culinários e talentos digitais (design, por exemplo) também contam.
Alguns exemplos de áreas/actividades que podem ser exploradas para obtenção de rendimento extra:
- Artes manuais: categoria em que se inserem as bijuterias, bordados, pinturas, etc.
- Fotografia: tem jeito para a fotografia mas nunca pensou em comercializar o seu talento? Porque não? Pode começar por expor os seus trabalhos ou fotografias espontâneas online para criar interesse. Inspire-se na história e no blog da Catarina, Ties.
- Ensino e formação: se vender os seus produtos não é exactamente aquilo que gostaria de fazer, porque não ensinar outros a fazer aquilo que faz melhor? Pense, por exemplo, em dar explicações (línguas, matemática, etc.) ou workshops (tricot, velas, costura, etc.).
- Consertos/prestação de serviços: se tem algum jeito para a costura, pondere aceitar para sua comodidade que amigas, vizinhas e conhecidas deixem em sua casa a roupa que precisa de arranjos. Mesmo que não dê para viver dessa actividade, o dinheiro que tirar dela pode fazer uma diferença significativa ao fim do mês.
- Moda e Costura: há muita coisa que pode ser feita nestas áreas.
- Culinária/pastelaria: apesar de já existirem inúmeros pequenos negócios no sector da culinária e da pastelaria, esta é uma área com espaço suficiente para inovar. Às vezes, basta especializar-se num prato particular e tornar-se especialmente boa em fazê-lo. Veja, por exemplo, o que fazem as duas irmãs que lançaram a marca Brigadoce.
- Assistência pessoal e babysitting: hoje em dia é comum as famílias recorrerem a este tipo de serviços. Ofereça os seus serviços junto de pessoas conhecidas, quer seja para tomar conta de bebés e crianças, quer fazer companhia a idosos.
- Petsitting/dog walker: se gosta de animais, esta ideia é para si. Ofereça-se para tomar conta de animais de estimação ou para os visitar e dar de comer quando os donos vão de férias. Pode também trabalhar como “passeadora” de cães! Muitas vezes, devido a um estilo de vida agitado, os donos têm pouco tempo para ir passear os seus cães, pelo que ficariam muito gratos se tivessem alguém a quem recorrer regularmente para satisfazer esta necessidade diária dos seus fiéis companheiros.
- Faz tudo: se gosta de fazer um bocadinho de tudo e está à procura de novas aventuras e desafios, pode sempre aceitar vários trabalhos. Já ouviu falar no Moço de Recados? Ele passeia cães, faz compras por outras pessoas e leva-as a casa, vai à loja do cidadão tratar da papelada dos clientes, entre outros pequenos biscates.
2. Aperfeiçoe a sua arte
Antes de lançar o seu negócio, lime algumas arestas.
Se vai lançar um serviço ou um produto, certifique-se de que o faz com o máximo de perfeição possível. Faça um ou mais workshops antes de fazer qualquer coisa, nem que seja apenas para ganhar (mais) confiança na sua arte.
3. Peça ajuda
Se achar que transformar o seu hobby num negócio é um passo muito grande para si, porque não juntar-se com uma amiga ou familiar nesta fase experimental?
4. Avalie a sua situação financeira
Para começar um negócio mesmo que seja um pequeno negócio vai precisar de fazer um investimento, por mais pequeno que seja (para comprar material, comprar um domínio na internet, etc.).
Antes de gastar dinheiro no seu novo negócio, faça um check up às suas finanças para determinar quanto pode gastar inicialmente.
5. Estude o mercado
Antes de lançar o seu negócio, faça um estudo independente sobre que outros existem a vender precisamente o que está a pensar em vender.
Não se assuste, é normal que não tenha inventado nada e que já quase tudo esteja a ser feito, mas o estudo servirá exactamente para conhecer a oferta e ver em que é que pode inovar dentro do mesmo sector.
Aproveite a pesquisa também para pensar num nome que se destaque para identificar o seu negócio.
6. Escolha uma plataforma de venda
Comece por criar uma página no Facebook para o seu negócio. Para além de ser uma plataforma muito simples de criar e de gerir (é igual a um perfil privado), é fácil ganhar público.
Mais tarde, quando o seu negócio começar a crescer exponencialmente, pode sempre migrar para uma plataforma mais profissional, tal como uma página construída em WordPress (com um template eCommerce), Etsy, Ticktail (gratuita), Jumpseller, entre outras.
7. Seja disciplinado, estabeleça um horário de trabalho (com direito a pausas!)
Sim, ter o seu próprio negócio pode ser algo muito libertador, mas pode também deixá-la exausta se ignorar as regras básicas de gestão do tempo.
Não “troque as voltas” ao seu dia; levante-se razoavelmente cedo para trabalhar e faça as pausas normais a um horário de trabalho comum.
8. Registe tudo! (receitas e despesas)
Registe os investimentos que faz no seu negócio e, a partir daí, o dinheiro que entra com as vendas, o que volta a investir em material, etc.
Manter a organização das suas finanças é tão importante como a do seu orçamento familiar.
Utilize o método de gestão que funcionar melhor para si, quer seja um folha do excel, um bloco de notas, ou mesmo um software como o Boonzi* que simplifica toda a tarefa de controlo de despesas e receitas.
*O Boonzi é um software de finanças pessoais pensado para que qualquer pessoa ou família consiga fazer a gestão do seu orçamento familiar de forma rápida, fácil e 100% segura.