Criança Capricórnio – 22 de dezembro a 20 de janeiro
- Décimo signo do Zodíaco
- Planeta regente: Saturno
- Elemento: Terra
- Cor: cinzento-escuro, preto, castanho-escuro
- Pedra preciosa: Turquesa, ametista
- Metal: Prata, chumbo
A criança Capricórnio nasce com um grande sentido de responsabilidade e com a necessidade de fazer sempre as coisas certas. Para alguns pais, parecem “adultos em ponto pequeno”.
Por vezes, é preciso incentivar a criança Capricórnio a não se preocupar prematuramente com determinadas questões e ensiná-la a viver a infância de forma despreocupada. A maturidade virá a seu tempo e, com ela, preocupações suficientes.
Outro traço característico da criança Capricorniana é a dificuldade em lidar com as emoções. Profundamente sensível tende a esconder a sua vulnerabilidade por baixo de uma capa protetora.
Ao resguardar-se, sente-se mais protegida e forte. Algumas pessoas podem interpretar este comportamento como um sinal de frieza e distanciamento emocional, mas trata-se precisamente do oposto. É uma mera estratégia de defesa e de auto preservação.
Como estimular o desenvolvimento do seu filho Capricórnio
Ler, ouvir e contar histórias. Eis uma atividade que dará grande prazer à criança Capricórnio.
Envolva o seu filho em atividades que impliquem contacto social, criação e manutenção de relações pessoais a médio prazo e que exijam competição. Esta estratégia irá por certo ajudá-lo a contrariar uma certa tendência para o isolamento.
Atividades em grupo, como desporto ou teatro, serão excelentes exercícios para estimular o seu lado social e reforçar a autoconfiança.
Principais características da criança Capricórnio
- O lado prático combinado com o lado extrovertido confere bom senso, paciência e confiança. No entanto, alguns nativos deste signo podem sentir alguma falta de autoconfiança nas suas capacidades e precisam de ser encorajados para enfrentar obstáculos e prosseguir com as suas aspirações.
- A criança Capricórnio tem uma grande capacidade de expressão e de comunicação. O seu discurso é claro e organizado.
- Uma das características muito próprias do Capricórnio é o seu sentido de humor. Mesmo nas circunstâncias menos prováveis é capaz de surpreender tudo e todos com o seu humor negro. Ensine-o a usá-lo com moderação em algumas circunstâncias.
- De espírito ambicioso, perfecionista e com vontade de vencer e de se destacar em todas as atividades em que se envolve, a criança Capricórnio pode tornar-se num adulto dividido entre as horas que dedica ao trabalho e o tempo em família.
Pontos a considerar na educação e convívio com a criança Capricórnio
- Devido às suas características, a criança Capricórnio aprecia a disciplina e as regras. Gosta de ter a sua rotina bem estruturada e de saber com o que conta no dia-a-dia. Esta rotina dá-lhe estabilidade emocional e capacita-a para se dedicar a desenvolver as suas potencialidades.
- Com uma enorme alegria de viver, o seu filho Capricórnio precisa de ser estimulado com novas tarefas e desafios. Se no final houver uma pequena compensação, melhor! O peso da responsabilidade, que sente desde pequeno, deve ser-lhe poupado.
- Encoraje o sentido de ambição e a vontade de se distinguir dos outros. Quando estimulada nesse sentido, a criança Capricórnio sente-se motivada para se ultrapassar a si própria e dá o máximo para corresponder às expectativas (suas e dos pais).
- Ambiciosa, a criança Capricórnio gosta de ter a sua própria poupança e de guardar o dinheiro que lhe oferecem. A recompensa monetária para incentivar o cumprimento de uma tarefa costuma dar bom resultado!
Próximo artigo
Artigo anterior
Bibliografia: Astrology for Yourself: How to Understand And Interpret Your Own Birth Chart de Demetra George e Douglas Bloch (2006); Manual Completo de Astrologia de Julia Parker e Derek Parker, Edições Dorling Kindersley, 2004 – Civilização Editores, Lda.; O Livro dos Signos (13ª edição) de Maria Eugênia de Castro, Luiz Augusto Figueira e Paula Dornelles, Editora Campus (2000); The Complete Book Of Astrology: Your personal guide to learning, understanding and using Astrology de Caitlin Johnstone (2008); Child Astrology: A Guide to Nurturing Your Child’s Natural Gifts de M. J. Abadie (1999)