Criança Aquário – 21 de janeiro a 19 de fevereiro
- Décimo primeiro signo do Zodíaco
- Planeta regente: Úrano
- Elemento: Ar
- Cor: Turquesa, azul-noite, rosa-choque, cores vibrantes
- Pedra preciosa: Água-marinha, turquesa, cristal de quartzo, pérola-negra, ametista
- Metal: Alumínio, chumbo, urânio
A criança Aquário é a mais criativa de todas as crianças! Imaginar, criar mundos alternativos e sonhar com novas aventuras é um traço forte da sua personalidade e que se irá manter por toda a vida.
O gosto pela partilha e a vontade de ver bem todos os que estão à sua volta faz com que a criança Aquário tenha muitos amigos e seja extremamente bem-sucedido socialmente. Apesar disso, valoriza bastante a sua privacidade e o seu espaço e luta pelo direito a manter a sua individualidade como nenhum outro signo do Zodíaco.
Algo ingénua e com uma simpatia natural, a criança Aquário deve ser ensinada a reconhecer e preparar-se para as várias realidades da vida.
A ausência de sentimentos preconceituosos e o espírito aberto podem não ser bem acolhidos por todos e a criança Aquário deve ser preparada para se saber mover em vários meios. Só assim pode preservar os seus sentimentos e impedir que críticas menos positivas a afetem emocionalmente.
Como estimular o desenvolvimento do seu filho Aquário
Incentive a criatividade e potencialidades naturais do seu filho Aquário proporcionando-lhe atividades desafiantes. Idas aos museus, livros que aprofundem determinados temas científicos de interesse para a criança ou workshops de pintura e desenho são por certo atividades que irá apreciar.
É muito positivo para a criança Aquário envolver-se em ações de solidariedade social e de interesse comunitário, que o ajudarão a fortalecer o seu apurado sentido humanitário.
Principais características da criança Aquário
- Com uma personalidade algo excêntrica, pela influência de Úrano, pode tornar-se imprevisível e gerar nos outros alguma dificuldade de relacionamento.
- Positiva e otimista por natureza, a criança Aquário enfrenta e ultrapassa as dificuldades de cabeça erguida e reconhece que há sempre alguém que se encontra num estado pior do que o seu.
- Obstinada e algo teimosa, pode ter alguma dificuldade em mudar de ideias depois de as consolidar. Esta característica leva o Aquário a mover-se em águas ultraconservadoras, caso não tenha a flexibilidade intelectual para reconsiderar.
- O Aquário é o signo mais independente do Zodíaco. Como defende o seu espaço afincadamente, o mais provável é que isso se torne num obstáculo quando o tem que partilhar com alguém. Contudo, quando se considera pronto para o compromisso, é extremamente romântico e leal.
Pontos a considerar na educação e convívio com a criança Aquário
- A vontade de se diferenciar e de fazer as coisas à sua maneira, impele a criança Aquário para a ação. Criativas e predispostas à novidade, a criança Aquário deve ser estimulada com novas atividades e confrontada com realidades diferentes da sua. A diversidade ajuda a criança Aquário a pensar de forma mais flexível e a compreender pontos de vista diferentes dos seus.
- As fortes convições e a vontade de ser diferente podem dar origem a alguma teimosia. Esta deve ser contrariada desde cedo pelos pais/educadores. O melhor será guiá-lo, mas dando sempre a ideia de que é o seu filho quem está, de facto, a tomar a decisão!
- A criança Aquário, pela sua natureza amigável, deve ser ensinada desde muito cedo a evitar determinados comportamentos de risco como confiar, seguir qualquer pessoa que lhe pareça simpática e de confiança e aceitar presentes de estranhos. Alerte o seu filho para o facto de que as pessoas nem sempre são o que aparentam e, na dúvida, o melhor é ser cauteloso e recusar. Ensine-o a ter comportamentos de segurança e a estar atento.
- O seu filho Aquário tem um traço fortemente humanitário. Envolva-o em atividades sociais e ele será, decerto, um enorme contributo para a comunidade e pode mesmo torna-se na sua vocação para a vida.
Próximo artigo
Artigo anterior
Bibliografia: Astrology for Yourself: How to Understand And Interpret Your Own Birth Chart de Demetra George e Douglas Bloch (2006); Manual Completo de Astrologia de Julia Parker e Derek Parker, Edições Dorling Kindersley, 2004 – Civilização Editores, Lda.; O Livro dos Signos (13ª edição) de Maria Eugênia de Castro, Luiz Augusto Figueira e Paula Dornelles, Editora Campus (2000); The Complete Book Of Astrology: Your personal guide to learning, understanding and using Astrology de Caitlin Johnstone (2008); Child Astrology: A Guide to Nurturing Your Child’s Natural Gifts de M. J. Abadie (1999)