Criança Carneiro – 21 de março a 20 de abril
- Primeiro signo do Zodíaco
- Planeta regente: Marte
- Elemento: Fogo
- Cor: Vermelho, laranja, amarelo
- Pedra preciosa: Diamante, rubi, topázio, cornalina, granada
- Metal: Ferro, ouro
A criança Carneiro (Aires) tem dentro de si a energia da primavera, a força e a vitalidade da explosão da vida na natureza.
Com uma personalidade simples e direta, a criança Carneiro tem uma vontade férrea de se destacar e de ser bem-sucedida em tudo o que faz. Está sempre pronta para enfrentar novos desafios, experimentar coisas novas e competir. Por tudo isto, a criança Carneiro sente-se e gosta de ser o centro das atenções.
A impaciência, forte traço da personalidade deste signo, faz com que deseje que tudo se concretize rapidamente. Quando isso não acontece, pode desinteressar-se das atividades e abandonar as tarefas a meio, gerando um sentimento de frustração. Esta tendência natural deve ser contrariada pelos pais/educadores para que a criança compreenda que há certos resultados que não se vêem no imediato.
A criança deve ser orientada para desenvolver a paciência e apreciar o tempo que decorre entre o instante em que realiza a ação e o momento em que obtém o resultado. “O caminho faz-se caminhado” poderá ser um bom princípio de aprendizagem.
Como estimular o desenvolvimento do seu filho Carneiro
As atividades relacionadas com a jardinagem, por exemplo, são um bom exercício. Preparar a terra (nem que seja num pequeno vaso), plantar a semente e vê-la crescer devagarinho todos os dias, ajuda a criança a compreender que tudo precisa de tempo para se desenvolver, crescer e transformar.
Principais características da criança Carneiro
- Personalidade entusiasta, ativa, independente, competitiva e voluntariosa tem uma atitude positiva perante os vários acontecimentos da vida.
- Com uma energia contagiante e motivadora (quando está verdadeiramente interessada e envolvida na atividade que está a desenvolver), a criança Carneiro tem força e vontade de lutar para atingir os seus objetivos e fazer valer o seu ponto de vista.
- Atitude pró-ativa e de ação (o que também a pode levar a agir de modo imponderado, por impulso e sem refletir nos riscos e nas consequências das suas atitudes).
- Predominância do “eu” e da orientação para si próprio, o que pode resultar na tendência para o egoísmo e para a agressividade. Pode ser pouco paciente e ter dificuldade em lidar e gerir a frustração (a tal vontade de se destacar e de ser sempre o primeira em tudo).
- Impaciência e desmotivação perante tarefas que implicam a obtenção de resultados a médio/longo prazo.
- Aprecia a ordem simples e direta das coisas, mas pode reagir menos bem a ordens ou imposições cujo intuito não compreende.
Pontos a considerar na educação e convívio com a criança Carneiro
- Respeitar o seu ritmo agitado e energético (o seu filho Carneiro tem uma grande necessidade de se expressar fisicamente e de estar sempre ativo).
- Valorizar e incentivar o seu espírito de liderança através do reforço positivo e da participação em atividades que lhe permitam exercitar as competências de liderança.
- Introduzir novas atividades no dia-a-dia e incentivar os seus pontos de interesse por forma a evitar a rotina e o desinteresse que dai pode advir (também vale a pena lembrar que os passatempos ou atividades de tempos livres podem tornar-se na vocação e na vida profissional do seu filho).
- Impor limites nas ações ou comportamentos sempre que os mesmos a conduzam a situações de conflito ou frustração.
- Orientar a criança por forma a pensar antes de agir/reagir e a ponderar as consequências das suas ações e atitudes, para si e para os outros.
- Ensinar a tolerância, a importância de fazer concessões e partilhar, contrariando a inclinação natural para o egoísmo e a predominância do “eu”.
- Ensinar e cultivar a paciência e o nível de motivação ao longo do tempo, de modo a manter o interesse perante atividades que não dão frutos no imediato.
Próximo artigo
Artigo anterior
Bibliografia: Astrology for Yourself: How to Understand And Interpret Your Own Birth Chart de Demetra George e Douglas Bloch (2006); Manual Completo de Astrologia de Julia Parker e Derek Parker, Edições Dorling Kindersley, 2004 – Civilização Editores, Lda.; O Livro dos Signos (13ª edição) de Maria Eugênia de Castro, Luiz Augusto Figueira e Paula Dornelles, Editora Campus (2000); The Complete Book Of Astrology: Your personal guide to learning, understanding and using Astrology de Caitlin Johnstone (2008); Child Astrology: A Guide to Nurturing Your Child’s Natural Gifts de M. J. Abadie (1999)