Criança Peixes – 20 de fevereiro a 20 de março
- Décimo segundo signo do Zodíaco
- Planeta regente: Neptuno
- Elemento: Água
- Cor: Verde-marinho claro, verde-lavanda, azul, violeta, lilás
- Pedra preciosa: Pedra-da-lua, jaspe, ametista, jade, turquesa, esmeralda, safira-escura, lápis-lazúli
- Metal: Platina, estanho
A criança Peixes tem a personalidade mais sensível do Zodíaco. Empática, afetuosa, intuitiva e sempre disponível para as necessidades do outro, o seu filho Peixes percebe e capta tudo o que se passa ao seu redor mesmo, quando você pensa que está distraído e aparentemente desinteressado.
A grande empatia que sente pelas pessoas pode fazer com que as mal-intencionadas a usem ou enganem. Sente-se magoada facilmente quando o outro mostra pouca atenção pelos seus sentimentos.
Como educador, deve preparar a criança Peixes para lidar com diferentes carateres e realidades. Deve ensinar que existem pessoas honestas e que se preocupam com os seus sentimentos e pessoas menos sérias e simpáticas, que podem usar a compaixão que a criança Peixes sente naturalmente pelo outro, para a explorar (emocional e fisicamente).
Quando sofre alguma deceção ou desgosto, a criança Peixes encara-os normalmente de forma positiva, mantendo-se bondosa e gentil, sem guardar rancor ou sentir desejo de vingança.
Como estimular o desenvolvimento do seu filho Peixes
Incentive a criatividade e a enorme facilidade em criar mundos de fantasia, realizando trabalhos manuais, inventando ou completando histórias, pintando, representando (a criança Peixes adora teatro e todas as formas de expressão que a transportem para mundos alternativos e onde, também ela, possa expressar e dar asas à sua imensa criatividade).
A imaginação e a criatividade devem ser estimuladas precocemente. Jogos, brincadeiras e passeios à descoberta desenvolvem o lado mais sonhador da criança Peixes e ajudam-na a compreender o mundo que a rodeia.
Principais características da criança Peixes
- A criança Peixes tem um enorme potencial, que deve ser incentivado e direcionado para a concretização de ações específicas.
- Uma das características principais de Peixes é o impulso para ajudar os outros. Desde muito pequena, a criança Peixes, demostra vontade em facilitar a vida daqueles com quem convive. Gosta de partilhar e participar em tarefas de grupo e ajudar em casa em pequenas tarefas, a pôr e a levantar a mesa das refeições, por exemplo.
- Muito organizada e metódica, a criança Peixes dá-se mal com a confusão e a falta de organização.
- Nas brincadeiras, pode notar alguma tendência da criança Peixes para se deixar levar pela vontade dos outros meninos e recorrer ao adulto para a ajudar a resolver conflitos. Deve incentivar desde cedo a autonomia do seu filho Peixes e a capacidade de negociar com vista a obter o que deseja. Se não o fizer, pode desistir da atividade ou permanecer envolvida só para se manter no grupo, não retirando dessa participação qualquer prazer ou alegria. Pode, também, isolar-se e retirar-se para o seu mundo interior e assim evitar enfrentar a realidade.
- Por vezes, a falta de autoconfiança pode paralisar a criança Peixes. O encorajamento e o apoio constantes dos pais/educadores ajudam-na a superar a timidez e o medo de falhar.
- O nativo Peixes vive a espiritualidade intensamente. O pensamento sobre as questões ligadas à mente e às emoções mais básicas serão um motivo de reflexão constante na sua vida.
Pontos a considerar na educação e convívio com a criança Peixes
- A tendência de Peixes para colorir o mundo e a realidade podem levar a que não seja direto e objetivo. Os pais/educadores devem ter esta característica em mente e ensinar a criança Peixes a centrar-se nos factos reais, a evitar a evasão e a indecisão, preparando-a para saber tomar e defender os seus pontos de vista.
- O sonho em excesso pode ser um entrave ao desenvolvimento de novas competências e bloquear o contacto com a realidade. O seu filho Peixes deve ser orientado no sentido de se inspirar e viver o seu mundo de sonho livremente, mas com a certeza de que existe uma realidade onde se movimenta, em conjunto com os outros e é nessa mesma realidade que se deve realizar enquanto pessoa.
- Os pais/educadores devem trabalhar com a criança no sentido de fortalecer a sua autoconfiança. É importante que a criança Peixes tenha sempre em mente que falhar uma determinada atividade ou tarefa não significa que obtenha o mesmo resultado se tentar repeti-las noutro dia.
- A prática e a concentração devem ser incentivadas como metodologia para a escola e para outros dinamismos em que a criança Peixes se envolva. Acima de tudo, deve ensina-la a ser perseverante, confiante e a não desistir face ao insucesso.
- As áreas científicas são um bom campo para a atividade do seu filho Peixes porque lhe permite conjugar duas das suas características mais fortes: a capacidade de imaginar cenários e soluções inovadoras e o gosto pelo pormenor, pelo detalhe e pelo aprofundamento intelectual dos temas que estuda.
Artigo anterior
Bibliografia: Astrology for Yourself: How to Understand And Interpret Your Own Birth Chart de Demetra George e Douglas Bloch (2006); Manual Completo de Astrologia de Julia Parker e Derek Parker, Edições Dorling Kindersley, 2004 – Civilização Editores, Lda.; O Livro dos Signos (13ª edição) de Maria Eugênia de Castro, Luiz Augusto Figueira e Paula Dornelles, Editora Campus (2000); The Complete Book Of Astrology: Your personal guide to learning, understanding and using Astrology de Caitlin Johnstone (2008); Child Astrology: A Guide to Nurturing Your Child’s Natural Gifts de M. J. Abadie (1999)