Criança Virgem – 24 de agosto a 23 de setembro
- Sexto signo do Zodíaco
- Planeta regente: Mercúrio
- Elemento: Terra
- Cor: Azul-marinho, castanho-escuro, verde, creme
- Pedra preciosa: Sardónia, água-marinha, cítrico amarelo
- Metal: Mercúrio, níquel, ouro branco, ouro velho
Tímida e com uma personalidade prática, a criança Virgem tem um potencial enorme para ser intelectualmente brilhante. Se devidamente estimulada, o prazer natural pela descoberta e investigação da razão das coisas, são vocações que irá manter e cultivar durante toda a vida.
Exigente e com grande sentido crítico consigo e com os outros, a criança Virgem deve ser ensinada a reconhecer que no fracasso existe um grande potencial para crescer e aprender. Crescer também é aprender a saber lidar com as dificuldades e sobreviver-lhes.
Como estimular o desenvolvimento do seu filho Virgem
A criança Virgem precisa de se envolver em atividades que a estimulem intelectualmente. Os pais/educadores devem potenciar esta inclinação com jogos e brinquedos orientados a um propósito ou que impliquem um envolvimento elevado da criança como experiências científicas ou jogos de lógica e matemática.
Principais características da criança Virgem
- Trabalhadora e prática, a criança Virgem tem o espírito mais crítico e inflexível do Zodíaco. A sua mente analítica precisa de compreender a raiz e a relação de causa/efeito entre as coisas. Só depois de perceber o básico consegue passar ao quadro geral.
- Inteligente e criativa, a criança Virgem pode ter alguma falta de autoconfiança e tendência para se preocupar excessivamente, mesmo com situações que estão fora do seu controlo e que não consegue resolver sozinha.
Pontos a considerar na educação e convívio com a criança Virgem
- Ajude o seu filho Virgem a perceber que analisar todas as hipóteses até ao infinito pode não se justificar em algumas situações. Por vezes, as coisas podem ser mesmo simples e aprofundá-las é pura perda de tempo e mesmo um entrave para avançar.
- Também é importante transmitir à criança Virgem a necessidade de se ser flexível e pensar de forma abrangente, sem dissecar tudo. Manter a mente aberta à opinião dos outros e ao bom senso pode ser a resposta para muitos dos problemas e questões que irá enfrentar pela vida.
- Ensine o seu filho a ter uma postura mais natural e descontraída. Ajude-o a encarar o outro e a deixar fluir as relações espontaneamente. A tendência para tentar compreender o motivo de tudo pode não ser a forma mais eficaz de criar e manter relações.
Próximo artigo
Artigo anterior
Bibliografia: Astrology for Yourself: How to Understand And Interpret Your Own Birth Chart de Demetra George e Douglas Bloch (2006); Manual Completo de Astrologia de Julia Parker e Derek Parker, Edições Dorling Kindersley, 2004 – Civilização Editores, Lda.; O Livro dos Signos (13ª edição) de Maria Eugênia de Castro, Luiz Augusto Figueira e Paula Dornelles, Editora Campus (2000); The Complete Book Of Astrology: Your personal guide to learning, understanding and using Astrology de Caitlin Johnstone (2008); Child Astrology: A Guide to Nurturing Your Child’s Natural Gifts de M. J. Abadie (1999)