67% das grávidas esclarecem dúvidas na Internet, em vez de recorrerem ao seu obstetra. Perguntas desde “de que tamanho está o meu bebé” até “onde posso comprar roupa de grávida” são dois exemplos da infinidade de questões que as grávidas colocam ao “Dr. Google”.
No entanto, a esmagadora maioria (78%) admitiu ter-se defrontado com respostas conflituosas. 15% disse ainda ter lido conselhos “extremamente diferentes. Este facto é preocupante, lê-se num artigo publicado no jornal britânico The Sun, dedicado aos resultados da sondagem.
As percentagens foram o resultado de uma sondagem conduzida pela farmacêutica Vitabiotics, que produz suplementos para uma variedade de necessidades e faixas etárias. Participaram na sondagem 2.000 grávidas.
Porquê esclarecer as dúvidas de gravidez na Internet ?
Esta sondagem apurou ainda que 63% das mulheres considerava a gravidez como um período turbulento.
Efetivamente 87% das grávidas admitiram passar esta fase da vida com infinitas perguntas. Não é, assim, de surpreender que aquelas grávidas tenham indicado que durante o período de gestação eram assoladas por quatro diferentes perguntas por dia. Isto totaliza umas 1.000 perguntas!
E porquê tentar esclarecer as suas questões na Internet e não com o seu médico ou enfermeiro obstetra? Os 67% de mulheres que disseram apoiar-se na Internet para colocar as suas perguntas admitiram que se sentiam pouco à vontade para questionarem os profissionais de saúde.
Mais, 56% das questionadas consideravam que tinham colocado mais perguntas no Google do que teriam feito às pessoas à sua volta.
Finalmente, 17% disseram usar as redes sociais para procurarem respostas a dúvidas e informações relacionadas com a gravidez.
E a Internet é uma fonte fiável para obter informações relacionadas com a gravidez? 21% responderam que sim.
A segunda fonte de informação eleita pelas grávidas, a seguir à Internet, foram os enfermeiros obstetras, com 51%. Outros 34% disseram recorrer às suas mães, enquanto 33% recorriam a outro tipo de profissionais de saúde.
As 10 perguntas mais frequentes das grávidas na Internet
- Ideias de nomes de bebés
- Qual é o tamanho do bebé neste momento?
- Onde posso comprar roupa para grávidas?
- Que aumento de peso é adequado durante a gravidez?
- Pode-se tomar paracetamol durante a gravidez?
- Que alimentos se deve consumir mais durante a gravidez?
- Remédios para os enjoos matinais
- O que significa sentir dores leves durante a gravidez?
- Que vitaminas e minerais são importantes consumir durante a gravidez?
- Que suplementos se deve tomar durante a gravidez?
Outras perguntas mencionadas com frequência pelas respondentes foram “Porque é que nos sentimos tão cansadas”, “É normal ter hemorragias durante a gravidez?”, “Como é que se pode conseguir uma boa noite de sono?” ou “Pode-se comer manteiga de amendoim/peixe/queijo?”
“A gravidez é uma fase emocionante, mas pode ser também um período preocupante – especialmente quando é o nosso primeiro e estamos a vivenciar tudo pela primeira vez”, comentou um responsável da empresa Vitabiotics.
“Contudo, ter agora a Internet ao alcance de um toque dos dedos, significa que podemos pesquisar facilmente diferentes respostas das quais possamos necessitar – por mais estranha que a pergunta possa parecer, sendo que é vital assegurar que a fonte de informação é autoritativa e fiável”, acrescentou ainda o responsável.