O co-sleeping para mim nunca funcionou. Eu nunca gostei de dormir com os meus filhos e por uma única razão: durmo mal. Os empurrões, pontapés, braços em cima de mim, assim como a criança inteira, não dão para mim, durmo mal e depois acordo mal disposta e fico todo o dia cansada e sem paciência. Preciso da minha noite de sono, se possível, sem interrupções!
E senti necessidade de falar nisto por uma simples razão: há pouco tempo num artigo sobre a promoção da autonomia do sono infantil, ao ler os comentários que defensores e praticantes de co-sleeping foram deixando, por momentos senti-me mal.
Parei e pensei se dei todo o mimo aos meus filhos ou se me tinha escapado alguma coisa. Parecia que, por não gostar de ter os meus filhos a dormir comigo, não era boa mãe, não lhes dava carinho e todos os miminhos do mundo, parecia que os abandonava no berço à sua sorte, sós e a chorar, fiquei com a sensação que algumas mães só encontram duas medidas, os bons pais que dormem com os filhos e os maus pais que os abandonam no berço e fecham a porta.
Os meus filhos saíram do meu quarto no dia em que fizeram 2 meses. Foram dormir para a sua caminha, no seu quarto. Não estranharam nem senti que notassem a diferença. Eu nunca os deixei a chorar, nunca, sou totalmente contra essas práticas.
Simplesmente ficava no quarto, sentada no chão ao lado deles até adormecerem, fazendo festas, dando a mão, cantando, contando histórias, dormindo… e fiz isto durante muitos anos, com todo o carinho.
Não acho que os meus filhos sejam crianças inseguras ou com algum problema por não dormirem com os pais, muito pelo contrário, vão para a cama felizes, dormem a noite inteira sem interrupções, acordam bem dispostos e por aí fora.
Não condeno quem pratica o co-sleeping, se está bem assim, acho muito bem, mas eu não pratico, não gosto, e acredito que como eu, outras mães. Mas somos igualmente mães carinhosas, somos mães que enchem os filhos de mimo, de colo e de amor, só não gostamos de dormir com eles, nem temos que gostar!
E por aí? Existe alguma mãe que também não goste de dormir com os filhos? Ou serei só eu?