Foi após uma ida ao dentista, que Fátima Silva interessou-se por um conjunto de artigos relacionados com dentição e resolveu criar a Dente Deleite. Aqui pode encontrar desde escovas de dentes ecológicas, até às caixinhas para guardar os dentes de leite que caem. Para além da Dente Deleite, Fátima é também mãe de João Pedro de 21 anos, do Francisco de 12 e da pequena Maria Clara de 2 anos.
Para quem não conhece a Dente Deleite, como descreveria?
A Dente Deleite, é uma página de venda de artigos relacionados com os dentes, principalmente os dentes decíduos (dentes de leite).
Vendo apenas 3 artigos:
Tooth Memory Box
Caixa de madeira com rótulo para preencher e personalizar, para organizar os dentes decíduos. Possui um guia dos dentes para as datas de erupção.
Toothfairy Kit
Um kit para dar asas à imaginação dos mais pequenos com a queda dos dentinhos. Sempre que cai um dentinho, a criança coloca-o numa caixinha, deixa debaixo da almofada. A Fada dos Dentes ou O ratinho dos Dentes “trocam” o dente por um presente, com muitas purpurinas, e deixam um diploma!
EcoFriendly Toothbrush
Escova de dentes de Bambú, biodegradável e adaptada à dentição de criança. Com diversas cores. Este foi sem dúvida o artigo que mereceu o meu maior interesse pela componente ecológica, e pelo contributo ao ambiente.
Artesanato
Mais recentemente, lancei-me na aventura de fazer prendedores de chupetas, colares e pulseiras, que estão também à venda na página Dente Deleite.
A Dente Deleite nasceu antes ou depois de ser mãe? Como surgiu a ideia?
A Dente Deleite nasceu há poucos meses, em 20 de novembro de 2018. Dia em que foi concebida a página, depois de ser mãe pela terceira vez.
Numa ida ao dentista com o meu filho Francisco, enquanto esperava, umas caixinhas chamaram a minha atenção. E como já frequentamos aquela clínica há algum tempo, questionei a rececionista. Prontamente me explicou, que estavam a promover 3 artigos, criados e desenhados por uma medica dentista, e mãe. Depois de ouvir a explicação, e ver os artigos ao pormenor e as suas características, fiquei apaixonada. Imediatamente estabeleci contacto com a mentora desta ideia. E assim consegui permissão para ser representar a marca.
Como conciliou o trabalho e a maternidade?
Da primeira vez que fui mãe, voltei ao mercado de trabalho, quando o meu filho tinha 15 meses. Do segundo filho foi mais difícil, porque regressei ao trabalho quando ele tinha apenas 6 meses. Da terceira filha foi igualmente doloroso, reiniciei a atividade laboral ao fim de 6 meses. Felizmente tenho um horário que me permite levar e ir buscar os meninos à escola, e estar presente ao fim-de-semana. Para além disso sempre tive a ajuda preciosa dos meus sogros. Portanto, para mim, não é nenhum bicho de sete cabeças conciliar o trabalho com a maternidade
Quais foram os maiores desafios enquanto mãe empreendedora?
Não me considero propriamente uma empreendedora, mas uma mulher e mãe à procura de alternativas, paralelas à minha profissão, de forma a encontrar um rendimento extra, que me permitam colmatar algumas despesas inesperadas. Neste caso a necessidade urgente do meu filho Francisco iniciar um tratamento dentário. Já havia tido algumas ideias, mas nada em que eu acreditasse verdadeiramente, portanto estes artigos e esta ideia fizeram a diferença.
Onde gostava de chegar com a Dente Deleite? O que lhe falta alcançar?
Não tenho qualquer plano traçado, ou objetivos concretos a atingir. Mas tenho em agenda, chegar a determinadas associações de pais de algumas escolas primárias e pré-primárias. Quero promover estes artigos, principalmente as escovas de dentes biodegradáveis. Dar a conhecer os artigos e chegar ao maior número de pessoas, é para já o principal objetivo. A página Dente Deleite conta neste momento com mais de 800 seguidores.
Devo deixar um agradecimento à Carmen Garcia, autora do blogue, “A Mãe Imperfeita” que depois de uma publicação na sua página, onde divulgou a Dente Deleite, o número de seguidores aumentou significativamente.
E entre a mãe, a empreendedora, onde fica a mulher?
Não consigo fazer uma distinção entre estes três papeis, considero que é um três em um, estão interligados. Mas não me esqueço que antes de ser mãe e trabalhadora, sou mulher. Gosto de cuidar de mim, e de passar essa mensagem também aos meus filhos.
Um conselho para quem é mãe e gostaria de criar o seu próprio negócio.
O melhor conselho que posso dar, e que julgo ser o principal ingrediente, é acreditar no negócio a que se vão propor. Só desta forma podemos também dar o nosso melhor, o mais verdadeiro, e transmitir a mensagem certa.
Obrigada Fátima!