Imagem retirada de entrevista com Estefania Unzo Ripoll no jornal El País
Tem 35 anos, é mãe de 7 filhos, gere a sua própria empresa têxtil e é ainda uma das influencers de sucesso em Espanha. Estefanía Unzo Ripoll vive em Plampona com o marido e os filhos os quais, entre os 2 e 16 anos de idade, compõem uma escadinha harmoniosa. Com 1,3 milhões de seguidores só na conta de Instagram, a influencer de sucesso explicou ao jornal El País como gere todo o stress e pressão constantes.
A vida nas redes sociais e a realidade
Estefania, também conhecida nas redes sociais como “Verdeliss” é sincera sobre a sua vida “um pouco caótica”, segundo a suas próprias palavras. Ao contrário do que as redes sociais deixam transparecer, a vida com uma família de 7 filhos é tudo menos idílica e perfeita. “É uma vida caótica, chego sempre tarde a todo o lado, algo que se agravou à medida que crescia o meu número de filhos. Cada vez me exigem mais atenção, cada vez tenho mais visitas ao pediatra, mais reuniões com os professores, mais coisas da casa, atividades extracurriculares e vou fazendo simultaneamente a minha vida profissional”, confessa.
Apesar da flexibilidade de horários que o seu trabalho lhe dá, Estefania admite ser difícil ter uma vida calma e que anda acelerada e stressada. Por outro lado, sente que este “é apenas um momento da minha vida” de uma pessoa que não consegue estar parada.
Ao contrário do que possamos acreditar, a rotina matinal com 7 filhos corre de forma mais ou menos tranquila. Se com 1 filho e muito jovem, Estefania era extremamente rigorosa com rotinas e horários, hoje em dia não é assim. Com 7 filhos, há que relativizar se um não tomou banho ou se outro anda de pingo no nariz. Falhar o duche um dia não é catastrófico e fica-se atenta ao pingo do nariz para o caso de evoluir para constipação. Por outo lado, existe bastante cooperação entre os 7 irmãos. “Eles ajudam-se e tudo flui porque entendem-se entre eles. É algo inato e são muito autónomos. Não quero que os mais velhos cuidem dos mais pequenos; para isso estão os pais e é para isso que os tivemos”, adianta a influencer.
“Em Espanha, a partir do quarto filho tratam-te como se estivesses louca”
Relativamente ao facto de ter uma família numerosa nos dias de hoje, Estefania revela que sempre foi o seu desejo. Tendo ela também crescido no meio de uma família numerosa, diz que a sua experiência foi muito positiva. “Somos sete irmãos. Hoje em dia eles são o melhor que tenho: são o apoio, a ajuda desinteressada, o melhor conselho”, refere. Contudo, confessa, “da forma como está a sociedade hoje em dia não pensei que o pudesse concretizar”. Na sociedade atual, espera-se que um casal tenha tenha 1 ou 2 filhos apenas. Mesmo que os casais queiram ter mais filhos, “não podem porque não existe conciliação entre a vida familiar e laboral”, lamenta.
“Em Espanha, a partir do quarto filho tratam-te como se estivesses louca”, acrescenta a influencer.
O início foi muito difícil , recorda. Tinha sido mãe, pela primeira vez, muito jovem, o casal vivia em Madrid e tinham parcos recursos económicos. Estefania era na altura empregada de mesa, mas assim que os patrões souberam que estava grávida despediram-na. “Misteriosamente, apesar de estarem muito satisfeitos comigo, ao comunicar a minha gravidez terminou o meu contrato“. Mas entretanto a situação da família foi melhorando e hoje em dia Estefania sente-se privilegiada por poder acompanhar os filhos, enquanto cumpre as suas obrigações profissionais.
Segundo a influencer espanhola, a sociedade teria, contudo, que melhorar muito para que não fosse tão complicado ter filhos. “Tens exemplos como o da Noruega, onde as licenças de maternidade são de 49 semanas”, exemplifica, mas não é tudo. “Tens baixa remunerada se o teu filho ficar hospitalizado, incentiva-se as mulheres a progredirem [na carreira],… porque não nos enganemos; normalmente é a mulher que assume a carga familiar em detrimento da sua carreira”.
O dia-a-dia de uma família numerosa
Apesar de contarem com apoio para as tarefas domésticas, o cuidado dos filhos é totalmente assumido pelos pais. O casal consegue organizar-se dessa forma pois o trabalho assim o permite, explica Estefania.
O casal procura educar os filhos tendo em conta a igualdade de géneros. A esse respeito, a influencer refere que quando engravidou do quarto filho, a família mudou-se para Pamplona. Primeiro, enquanto Estefania se oupava dos filhos, Aritz, o marido, trabalhava. Entretanto, a situação familiar alterou-se totalmente. Atualmente é Aritz que se ocupa dos filhos, tendo deixado o trabalho, enquanto Estefania se dedica mais a trabalhar. “Os nossos filhos têm como totalmente natural que seja o seu pai quem está em sabática agora mesmo e se ocupe de cozinhar, leva-los à escola…Creio que o exemplo é a base de tudo e eles têm o exemplo em casa”.
Mesmo que os casais queiram ter mais filhos, “não podem porque não existe conciliação entre a vida familiar e laboral”
O confinamento trouxe algumas surpresas agradáveis. Passar semanas a fio em casa, com 7 filhos, foi naturalmente muito intenso. Contudo, recorda, “recebemos uma bofetada de positividade dos nossos filhos. Foi mais duro para nós os adultos. Tentámos explicar-lhes a situação com normalidade e foram muito conscientes relativamente a permanecer em casa”. Foi necessário, porém, algum malabarismo para que todos pudessem aceder aos dispositivos eletrónicos para as aulas online.
Manter um casamento com 7 filhos
Manter um casamento com 7 filhos não é sempre fácil pois faltam por vezes, os momentos a sós como casal. Mas Estefania comenta isto com uma nota positiva, já que encara esse facto como uma etapa da vida. Um dia, diz, chegará a altura em que sentirão muito a falta de toda aquela dinâmica. Nessa altura, continua, chegará a oportunidade de aproveitarem a vida como casal e concretizar os planos que não podem atualmente por em prática. De qualquer forma, o casal admite gostar muito da vida familiar. “Faz-nos felizes ver os miúdos a brincar no jardim”.
29 de junho de 2021
Fonte: El País