A Leonor é a autora do blog Na Cadeira da Papa e é mais uma das nossas convidadas do “Mães Reais”. A Leonor é mãe de 3 crianças e partilha a alimentação da sua família no blog. Se procuram um espaço com receitas deliciosas e criativas, não deixem de passar no Na Cadeira da Papa.
Que palavra escolheria para se definir enquanto mãe?
Descomplicada. Sou uma mãe descomplicada, mas isso não quer dizer que seja descuidada, são coisas diferentes. Contudo, tendo a simplificar cada vez mais as coisas. Não foi sempre assim. Tem sido uma tendência ao longo destes anos de maternidade, que acabaram por me definir.
O que mudou na vida com a chegada dos seus filhos?
Mudou tudo. Parece que ganhei uma vida diferente. Tudo agora é diferente, não num sentido de novo, mas num sentido de continuação e evolução. Parece que a vida evoluiu de uma forma diferente, para algo que nunca fui capaz de prever. O meu tempo já não é todo meu. As minhas coisas, já não são bem minhas.
Qual é para si o maior desafio na vida de uma mãe?
Eu penso que é encontrar a nossa identidade. Sinto que vivi muitos anos à procura da minha, enquanto rapariga, depois enquanto mulher e profissional. De repente sou mãe e há uma série de facetas que tenho de concentrar numa pessoa só. Conseguir conciliar todas estas pessoas (mulher, mãe, profissional) foi o meu maior desafio.
Conte uma história caricata, que tenha marcado a sua maternidade até agora.
Um dia passeava na nossa rua com os meus 3 filhos: o Francisco no porta-bebés e uma miúda de cada lado de mão dada a mim. Um senhor interrompe-nos o passeio e só diz “são todos seus?” Como assim? São assim tantos? Não tenho ar de mãe de 3? Fiquei super intrigada com a pergunta do senhor e ainda hoje me questiono o que quereria ele dizer.
Em que momento decidiu criar o blog?
A ideia do Na Cadeira da Papa surgiu vários meses antes de efetivamente ter criado o blog. Tinha várias amigas que me incentivavam a publicar as receitas que fazia para as minhas filhas, mas tive sempre muito receio de entrar na temática da alimentação infantil, por não ter qualquer formação na área. Finalmente em Janeiro de 2015 ganhei coragem, abri o blog e publiquei o primeiro post. A ideia era partilhar dicas e receitas relacionadas com a alimentação em família, sobretudo a alimentação dos mais pequenos.
Como descreveria o blog, para quem não o conhece?
O Na Cadeira da Papa é um blog escrito de mãe para mãe, com dicas, ideias e receitas para serem partilhadas em família, incluindo os mais pequenos.
Uma coisa boa e uma coisa menos boa que o blog tenha trazido.
Uma coisa boa: pessoas. O blog tem trazido pessoas incríveis na minha vida, que tenho plena noção de que de outra forma não teria possibilidade de as conhecer. Menos bom, diria que é a pressão de ter que escrever e publicar. Eu adoro criar receitas e prepara-las para publicação. Mas sinto que desde que decidi elevar o blog a um patamar mais “profissional” acresceu esta necessidade de ter sempre algo novo no blog, com alguma regularidade.
Que conselho gostaria de deixar a quem está prestes a ser mãe?
Descomplica e aproveita o momento. Cada dia, hora e minuto que passa não volta. Por isso, simplifica e aproveita o máximo possível desse lindo bebé que terás nos braços.
Obrigada Leonor!
Veja também o livro da Leonor