Sandra Santos é actriz, nutricionista, mãe da Francisca de 3 anos e autora do blog “Papinhas da Xica”. Convidámos a Sandra a falar-nos um pouco da sua experiência enquanto mãe, mas também a apresentar o seu blog.
Que palavra escolheria para se definir enquanto mãe?
Descontraída.
O que mudou na vida com a chegada da sua filha?
Tudo! No início a minha vida passou a girar em volta da Francisca: a amamentação, o colo, as refeições, as noites sem dormir… Foi extremamente exigente mas com o tempo isso tornou-me melhor pessoa, mais consciente do que sou e dos meus limites e ao mesmo tempo mais forte e capaz. Acredito que existe uma Sandra completamente diferente antes e pós-Francisca. Ao mudarmos, inevitavelmente também muda a nossa forma de vermos o Mundo.
Qual é para si o maior desafio na vida de uma mãe?
Gerir o cansaço, a paciência (especialmente tendo em conta que tenho agora uma threenager em casa, perita em fazer birras), conseguir reinventar-me todos os dias e estar mesmo ali para ela, mesmo quando brincar às bruxas ou às professoras é a última coisa que me apetece.
Conte uma história caricata, que tenha marcado a sua maternidade até agora.
No dia de Halloween há dois anos atrás, tinha a Francisca acabado de fazer um ano, eu e o pai dela deitámo-la na cama de grades. A altura das grades era praticamente a mesma que a altura da Francisca. Viemos para a sala e sentámo-nos no sofá. De repente ouvimos chorar, estávamos tão cansados que decidimos aguardar uns segundos. Até que ouvimos um estrondo. Levantamo-nos e lá vinha ela, a andar pelo corredor com um lençol pendurado na camisola, a arrastar pelo chão. Ficou sempre a dúvida de como é que conseguiu trepar as grades. Felizmente não se magoou mas não ganhámos para o susto. Foi caso para dizer: eu não acredito em bruxas, mas que as há… ☺
Em que momento decidiu criar o “Papinhas da Xica”?
Foi no dia do meu 33º aniversário, quando a Francisca estava prestes a completar 4 meses. Uma amiga, também ela nutricionista, desafiou-me a partilhar, sob a forma de diário, a alimentação da Francisca, numa conta de instagram ou facebook. Eu decidi criar um projeto mais completo, numa plataforma, que compreende não só o blog como também as redes sociais.
Como descreveria o “Papinhas da Xica”, para quem não o conhece?
É um projeto de nutrição em saúde materno-infantil e como tal publico diversos artigos relacionados com a gravidez, pós-parto e sobretudo com a alimentação de bebés e crianças. Para além disso, semanalmente partilho receitas, que complementam a informação veiculada. Existe ainda um serviço de marcação de consultas online e presenciais e outro de consultoria e workshops para escolas e empresas.
Uma coisa boa e uma coisa menos boa que o blog tenha trazido.
O balanço é muito positivo e a melhor recompensa são as mensagens que recebo, diariamente, de gratidão pelo meu trabalho. A parte menos boa diz respeito ao tempo, dedicação, responsabilidade e compromisso que exige.
Que conselho gostaria de deixar a quem está prestes a ser mãe?
Que não existem super mulheres, nem super homens, um bebé muda radicalmente as rotinas e, quando não dormem bem é muito, muito cansativo. Procurem criar uma rede de apoio mas nunca deixem que opiniões de terceiros sirvam de interferência na relação do casal ou na forma como querem criar o vosso filho.
Obrigada Sandra!
Veja também o livro da Sandra