Combater a obesidade infantil e incentivar exercício físico têm sido ações de sucesso na região autónoma dos Açores. Entre 2008 e 2019, a região açoriana foi a que registou a maior redução da prevalência de excesso de peso infantil em Portugal.
Ainda assim, depois de baixarem de 46% para 35,9%, os Açores continuaram a manter a taxa mais elevada do país. A secretaria regional da Saúde e Desporto dos Açores está a desenvolver um projeto para incentivar a prática de desporto junto das crianças e combater a obesidade infantil.
À Agência Lusa, Clélio Meneses, secretário regional da Saúde e Desporto referiu que se encontra em “fase de lançamento um projeto direcionado a este segmento da população que, para além da melhoria dos níveis de literacia motora, implica também a diminuição dos níveis de obesidade nesta faixa etária”.
O programa regional, com o nome “Açores Ativos”, foi apresentado em Ponta Delgada. Clélio Meneses acrescentou que “de acordo com a Organização Mundial de Saúde, a inatividade física é o quarto principal fator de risco de morte no mundo”.
Para além deste projeto, o executivo da região autónoma açoriana anunciou que está a ser realizado um estudo sobre os níveis de condição física-motora “e respetivos motivos de natureza sociológica para a prática de atividade física (ou a falta dela) no período pós-pandémico”.
O programa tem também como objetivo prevenir e controlar doenças não transmissíveis como diabetes ou doenças cardíacas. Clélio Meneses salientou que “o nosso trabalho prossegue no sentido de ver os Açores como uma das regiões mais ativas da Europa e, por isso, entendemos criar as condições para que todos tenham a oportunidade de aumentar e manter a prática da atividade física, sendo importante realçar que não é apenas hoje, este mês, este ano; é, sim, algo que dever ser interiorizado, frequente e ao longo da vida”.
O programa apoia candidaturas em projetos de “promoção da atividade física e de estilos de vida saudáveis, incluindo mobilidade ativa, atividade física no local de trabalho e eventos desportivos”. As candidaturas estão abertas entre 15 de outubro e 15 de novembro.
12 de outubro 2021