O episódio aconteceu no domingo por volta das 19h30 na Ponte 25 de abril. Perante a perda de sentidos de uma criança de três anos, uma família, que seguia da Margem Sul para Lisboa, interpelou um agente da PSP para pedir ajuda. O agente da 4.ª Divisão Policial, que estava destacado no local no âmbito da operação “Verão Seguro”, observou a criança inconsciente e sem sinal de respiração, e após verificar se não tinha algo a obstruir as vias respiratórias, procedeu então à manobra de Heilmlich. Embora a primeira tenha sido efetuada sem sucesso, na segunda já conseguiu reverter a situação, tendo a criança recuperado os sentidos.
A estória tornou-se pública após um comunicado divulgado na terça-feira pelo Comando Metropolitano de Lisboa na página de Facebook oficial da Polícia de Segurança Pública.
Em nota, a força de segurança pública informa ainda que “a formação de Suporte Básico de Vida faz parte do plano anual de formações administradas ao efetivo da PSP”, o que acabou por se revelar uma mais-valia nesta estória com final feliz.