O Vaticano, através do Decastério para os Leigos, Família e a Vida, convidou jovens católicos a darem a palavra aos idosos, através da campanha #aGiftofWisdom, um presente de sabedoria.
O objetivo da campanha é permitir que os mais velhos entreguem aos mais novos um presente de sabedoria, como revela a tradução da hashtag agora criada, para a língua portuguesa.
No convite, divulgado pela Rádio Renascença através da jornalista Aura Miguel, pode ler-se: “no difícil clima de um Natal ainda envolto pela pandemia, propomos aos jovens que publiquem nas redes sociais uma lembrança, um conselho, um presente de sabedoria de um dos idosos com quem estabeleceram vínculo nos últimos meses”.
O convite foi publicado em várias línguas, como já é hábito do Vaticano, sensibilizando jovens de todo o mundo para combater a solidão dos mais idosos, construindo laços com cada um deles, como “forma de descobrir um tesouro”.
“Infelizmente, em muitos casos, o encontro só pode ocorrer à distância, de acordo com as normas sanitárias em vigor, com vídeo-chamadas, telefonemas, mensagens”, refere o mesmo texto.
Assim, “para participar da campanha, é possível postar as palavras dos avós e dos idosos nas redes sociais por meio da hashtag #aGiftOfWisdom.As mensagens mais significativas serão divulgadas nas redes sociais do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida – @laityfamilylife.”
O medo, a solidão e a falta de afetos foram preocupações de vários profissionais da saéde mental, durante estes meses de pandemia.
O envelhecimento, por norma, chega com uma série de fragilidades a nível psicológico, social e ambiental. Uma situação de pandemia agrava essas vulnerabilidades ainda mais e tem um impacto significativo nas vidas dos idosos.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística, no ano passado, o número de idosos (65 anos de idade ou mais) representava 22,1% do total da população residente em Portugal.
30 de novembro 2020