Na última sexta-feira, 4 de agosto, os Estados Unidos aprovaram o primeiro medicamento oral destinado tratamento da depressão pós-parto, uma condição que afeta cerca de meio milhão de mulheres por ano. Até agora, o tratamento da depressão pós-parto apenas estava disponível como uma injeção intravenosa.
O medicamento – Zurzuvae – foi desenvolvido por duas empresas farmacêuticas Sage Therapeutics e Biogen – e foi aprovado dois estudos clínicos. As mulheres que tomaram o medicamento ao longo de 14 dias apresentaram uma melhoria significativa nos sintomas ao longo de um período de quatro a seis semanas em comparação com aquelas que receberam apenas um placebo.
Segundo dados de 2018 do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, cerca de uma em cada oito mulheres que deu à luz no país revelou sintomas de depressão pós-parto.
Asima Ahmad, diretora de psiquiatria do centro de avaliação de medicamento da FDA, Tiffany Farchione, destaca que este medicamento poderá melhorar a acessibilidade para determinadas populações, especialmente minorias étnicas que, geralmente, têm menos conhecimento sobre os riscos associados à depressão pós-parto. Com esta aprovação, espera-se que o medicamento possa alcançar e beneficiar mais amplamente essas comunidades menos informadas, proporcionando-lhes uma opção de tratamento eficaz para lidar com essa condição desafiadora após o parto.
Ainda não há informações sobre o preço, mas a FDA informa que o Zurzuvae deverá começar a ser comercializado ainda este ano.
5 agosto 2023