É um gesto simples que não nos custa nada, mas que vale muito para quem precisa. São cerca de 2.000 as associações e movimentos que podem beneficiar do apoio de 0,5% do seu IRS. Sendo o Mãe-Me-Quer dedicado especialmente à criança e família, fizemos uma pequena seleção entre as muitas associações que prestam um apoio valioso nesta área.
Apoiar uma associação de solidariedade social com 0,5% do seu IRS é muito simples e não custa nada:
- De 1 de abril a 30 de junho deverá preencher o seu IRS
- Vá ao Modelo 3, quadro 11, campo 1101, para consignar os 0,5% do seu IRS, insira o NIPC da associação que escolheu
- Para o IRS automático, no momento da confirmação da declaração, assinale a caixa que indica que pretende consignar 0,5% do seu IRS
Ajuda de Berço
NIPC: 504 296 442
Desde 1998, a Ajuda de Berço procura dar colo, carinho e casa a bebés e crianças desprotegidas. Assim, esta associação trabalha no sentido de proporcionar um presente digno e feliz a crianças dos 0 aos 3 anos que esperam por um futuro: uma família de adoção, o regresso à família biológica ou outro colo onde encontrem a proteção que merecem e precisam. Saiba mais aqui.
Mundos de Vida
NIPC: 501 453 962
A Mundos de Vida® foi fundada em 29 de julho de 1984. É uma instituição de solidariedade social com 90 colaboradores e que presta apoio a mais de 600 crianças e pessoas idosas A Mundos de Vida procura afirmar os direitos e responder às necessidades das crianças, das pessoas seniores e das suas famílias, geradas pelas mudanças na sociedade. Para tal, a associação cria e oferece serviços que correspondam às novas realidades sociais. Saiba mais aqui.
Aldeias de Crianças SOS
NIPC 500 846 812
A Aldeias de Crianças SOS já ajudou em Portugal mais de 500 crianças desprotegidas. As crianças, que não podem ser cuidadas pelas suas famílias biológicas são apoiadas pelos prestadores de cuidados de base familiar, famílias de acolhimento ou integradas em famílias SOS nas Aldeias de Crianças SOS de forma a sentirem-se protegidas, amadas e respeitadas. Saiba mais aqui.
Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro
NIPC: 503 571 920
A Acreditar é uma rede de partilha e apoio feita de crianças, jovens, pais e amigos. Desde1994, ajuda a enfrentar da melhor maneira as dinâmicas que o cancro infantil impõe, tentando proporcionar apoio num momento de incertezas. A associação acompanha todos os momentos da doença: nas Casas da Acreditar, nos hospitais ou no domicílio. O apoio é oferecido nos planos emocional, logístico, social ou outro que as famílias necessitem. Saber mais aqui.
Associação A Casa do Caminho
NIPC: 502 075 279
Acolher, cuidar, proteger e dar carinho a crianças, a partir dos zero anos, vítimas de algum tipo de violação dos seus direitos, promovendo o seu desenvolvimento integral e crescimento saudável até à concretização do seu projeto de vida é a missão de A Casa do Caminho. Saiba mais aqui.
Vida Norte
NIPC: 504 329 526
A Vida Norte apoia diariamente grávidas em situação de fragilidade nos distritos do Porto e Braga. Acolhe, ouve, aconselha, capacita para que nenhuma grávida se sinta sozinha e para que todas as mães possam receber os seus bebés com orgulho e dignidade e construir um projeto familiar estruturado e feliz. Saiba mais aqui.
Crescer Ser – Associação Portuguesa para os Direitos dos Menores e Família
NIPC: 502 574 500
A Associação Portuguesa para o Direito dos Menores e da Família foi criada em 1986, com o sentido de proteger crianças vítimas de maus tratos, violência doméstica, etc. A sua missão é promover e divulgar os direitos da criança, Acolher crianças vitimas de maus tratos e perspetivar com elas e suas famílias o seu projeto de vida e sua autonomia. Saiba mais aqui.
Associação Salvador
NIPC: 506 723 364
Com o apoio da Associação Salvador, a vida de milhares de pessoas com deficiência motora não para. A associação procura promover a inclusão social das pessoas com deficiência motora, desenvolvendo projetos que respondem às suas necessidades. Assim, estas pessoas podem encontrar novos caminhos através da acessibilidade, do desporto, da empregabilidade e de diversos outros apoios. Saiba mais aqui.
Cruz Vermelha Portuguesa
NIPC: 500 745 749
A CVP esforça-se para prevenir e aliviar o sofrimento humano, tanto em Portugal como no mundo. A missão da CVP é de prestar assistência humanitária e social, em especial aos mais vulneráveis. Assim esta associação centenária apoia crianças, idosos, vítimas de violência doméstica, pessoas que vivem na pobreza, sem-abrigo, toxicodependentes, imigrantes, pessoas com deficiência e outros. Saiba mais aqui.
Liga Nacional Contra a Fome
NIPC: 504 306 588
A LNCF tem como principal área de intervenção o combate à fome e à pobreza. Esta IPSS vindo a implementar vários projetos e programas de ajuda alimentar a nível nacional, que visam combater a pobreza, dando suporte e acompanhamento a todos os que a ela recorrem. Isto é efetuado através do encaminhamento por parte das redes sociais, quer no contacto direto dos utentes com pedidos de apoio à Instituição. Saiba mais aqui.
Make a Wish Portugal
NIPC: 509 196 853
A missão da Make-A-Wish é a realização de desejos a crianças e jovens, dos 3 aos 17 anos, em todo o território nacional, com doenças graves, progressivas, degenerativas ou malignas, proporcionando-lhes um momento de força, alegria e esperança. Saiba mais aqui.
Operação Nariz Vermelho
NIPC: 506 133 729
O principal propósito da Operação Nariz Vermelho é assegurar de forma contínua um programa de intervenção dentro dos serviços pediátricos dos hospitais portugueses, através da visita de palhaços profissionais. Estes artistas têm formação especializada no meio hospitalar e trabalham em estreita colaboração com os profissionais de saúde, realizando atuações adaptadas a cada criança e a cada situação. Saber mais aqui.
Sol – Associação de Apoio às Crianças VIH/SIDA
NIPC: 503 075 922
Fundada em 1992, a Associação Sol tem como objetivo prestar apoio e proteção às crianças e jovens infetadas pelo vírus HIV/SIDA, bem como o apoio e proteção a crianças e jovens portadores de deficiência motora profunda, com grave compromisso de autonomia e respetivas famílias. Saiba mais aqui.
ANCAP – Associação Nacional de Combate à Pobreza
NIPC: 504 288 830
A ANCAP tem um plano de ação dirigido às crianças abandonadas ou em risco e idosos desamparados. Apoia famílias mensalmente com um cabaz de alimentos de acordo com o agregado familiar. Simultaneamente distribui roupa, calçado e outros artigos de consumo, bem como material ortopédico por pessoas comprovadamente carenciadas que estão incapacitadas. Saiba mais aqui.
APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil
NIPC: 502 886 412
Desde 1992 que a APSI trabalha para a promoção de comportamentos e práticas e a fim da criação de ambientes e produtos seguros que garantam às crianças e jovens um crescimento saudável. O seu objetivo principal é reduzir o número e a gravidade dos acidentes e as suas consequências nestas faixas etárias. As suas áreas de atuação são a segurança rodoviária, na água, em casa, nos estabelecimentos educativos, espaços de jogo e recreio, desportivos ou de lazer. Saiba mais aqui.
Unicef Portugal
NIPC: 500 883 823
O Comité Português para a UNICEF tem como missão a promoção e a defesa dos direitos das crianças. Para isso, procura sensibilizar o público e decisores políticos quanto aos Direitos da Criança e em especial para que as crianças mais desfavorecidas e vulneráveis que continuam a viver na pobreza, em situação de conflito ou desastre, a sofrer de abusos ou exploração, não caiam no esquecimento. Saiba mais aqui.