O autoagendamento para a vacinação de crianças entre os 5 e 11 anos, que ainda estejam para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19, está disponível desde ontem à noite. A informação foi partilhada pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
Os dias 5 e 6 de fevereiro serão exclusivamente dedicados à vacinação pediátrica, já que começa também a administração da segunda dose para as crianças que foram vacinadas entre os dias 18 e 19 de dezembro.
Nestes casos, serão enviadas SMS de confirmação. O autoagendamento para crianças entre os 5 e 11 anos poderá ser feito na página do Ministério da Saúde dedicada para o efeito.
“O Portal de Agendamento Online para vacinação possibilita, desde hoje à tarde, a solicitação do agendamento da primeira dose da vacina contra a COVID-19, de crianças dos 5 aos 11 anos, para que possam ser vacinadas nos dias 5 e 6 de fevereiro, em exclusivo para ambiente pediátrico, no local mais conveniente, de acordo com a disponibilidade e a capacidade instalada dos postos de vacinação existentes”, indicou o SPMS em comunicado.
No final da semana passada, foi verificado que as infeções em crianças, por Covid-19, aumentaram 83% numa única semana, se acordo com os dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde (DGS). A incidência em crianças e jovens está cada vez mais vincada, com a faixa etária entre os 0 e os 10 anos a registarem 12 mil casos por 100 mil habitantes, nos últimos 14 dias.
Foi o grupo que registou maior incidência em relação à semana anterior, segundo a análise de risco semanal das autoridades de saúde. O aumento das infeções em crianças é acompanhado pela crescente incidência cumulativa nos grupos etários abaixo dos 20 anos, assim como nas pessoas entre os 30 e os 49, e acima dos 70.
Ao contrário do que se passa com maiores de 18 anos, ainda não está prevista a dose de reforço para crianças e adolescentes.
1 de fevereiro 2022