A série sul-coreana “Squid Game” já se tornou na série mais vista de sempre da Netflix a nível global, apenas quatro semanas depois da sua estreia. As autoridades de vários países, incluindo Portugal, estão atentas às consequências do visionamento desta série, uma alegoria violenta que critica o capitalismo excessivo na Coreia do Sul, em crianças e adolescentes.
A série está recomendada para pessoas com mais de 16 anos, mas o acesso fácil que muitas crianças têm à Netflix ajuda a contornar o aviso. As tendências que surgem no TikTok são também um chamariz para que muitas crianças com idades inferiores à recomendada tentem e consigam ver a série.
O enredo de “Squid Game” gira em torno de 456 pessoas endividadas que são levadas para um jogo de vida ou morte em que os desafios são, na verdade, brincadeiras de crianças com desfecho fatal para quem perde.
Em Portugal, a Guarda Nacional Republicana (GNR) diz estar atenta ao fenómeno. “Ao longo das diversas ações de sensibilização que fazemos junto da comunidade escolar iremos continuar a reforçar os conselhos e os perigos que a violência transmite às crianças e aos jovens e a importância da sua monitorização”, pode ler-se em comunicado enviado às redações.
O alerta da GNR surgiu depois de uma página não oficial desta força de segurança ter surgido e lançado, através das redes sociais, conselhos e advertências aos pais relativos à série “Squid Game”. A GNR esclareceu que a página não é da responsabilidade da Guarda.
Em Espanha, o El Mundo já noticiou que algumas escolas daquele país se viram obrigadas a enviar circulares aos pais, lembrando que a série é para maiores de 16 anos. Professores alertam que grupos de alunos mais novos começam a replicar alguns dos jogos da série nos recreios.
Também se verifica um cenário semelhante em Inglaterra. Segundo a BBC, muitas escolas estão a enviar cartas aos pais das crianças mais pequenas, aconselhando-os a assegurar-se de que as definições de controlo parental da Netflix estão ativadas, uma vez que há relatos, por todo o país, de crianças a recriar cenas da série.
19 de outubro 2021