É o primeiro caso conhecido deste género. Um bebé nasceu com anticorpos contra a Covid-19 de uma mãe que havia sido vacinada três semanas antes com a vacina da Moderna. O nascimento ocorreu há poucas semanas e pediatras que acompanharam o caso afirmam ser necessários mais estudos para perceber a eficácia da vacina em grávidas.
O caso aconteceu na Florida, nos Estados Unidos. A gestante e mãe é uma profissional de saúde que tem estado na linha da frente e que recebeu a primeira dose da vacina no final do mês de janeiro, nas 36 semanas de gestação. Quando deu à luz, três semanas depois, as análises ao sangue do bebé, do sexo feminino, revelaram que já tinha anticorpos contra a doença.
Os detalhes do caso foram descritos num artigo publicado da MedRxiv, uma plataforma de informação e artigos científicos para profissionais de saúde. Aguarda ainda revisão dos pares para saber se este é realmente o primeiro caso conhecido.
Os médicos pediatras que acompanharam o caso, analisaram uma amostra de sangue do cordão umbilical da bebé, sendo que o parto correu bem, de forma saudável para mãe e criança e que os anticorpos foram detetados nesta amostra.
Os dados são ainda parcos para saber se já se deve começar a vacinação de grávidas. Serão necessários mais estudos para saber qual a quantidade de anticorpos neutralizantes presentes em bebés nascidos de mães que não foram diagnosticadas com Covid-19 e que foram vacinadas antes do parto.
No ano passado, uma equipa médica italiana já tinha detetado anticorpos contra a doença em bebés que nasceram de mães infetadas.
Recordamos que já quase todas as farmacêuticas iniciaram ensaios clínicos das respetivas vacinas em crianças e jovens. Ainda não existe informação suficiente para incluir os grupos mais novos no plano de vacinação por ainda não existirem dados suficientes que recomendem a imunização destes grupos. Uma situação que pode vir a mudar em breve.
Também estão a ser levados a cabo estudos acerca da eficácia da vacina em grávidas, pelo menos pela Pfizer e pela BioNtech.
18 de março 2021